Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/10/2013 - Espanha - A Formação Profissional dos Salesianos no Haiti
Fotos do artigo -ESPANHA – A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SALESIANOS NO HAITI

(ANS – Pamplona) – Três salesianos do Haiti – P. Seymour Musset, P. Victor Auguste, P. Yves Jorcelim Pierre – viveram no mês de setembro por uma semana nos dois centros salesianos de Deusto e Pamplona, para aprender a administrar e animar os Centros de Formação Profissional (FP) dos salesianos no Haiti. A Secretaria de Comunicação da Inspetoria de Bilbau falou com eles.

Que importância estão dando à FP no Haiti?

A Educação e a FP e Técnica são a opção fundamental do empenho salesiano na reconstrução do Haiti. Sempre, antes e depois do terremoto, o projeto salesiano foi um projeto educativo: “Educar evangelizando e evangelizar educando”. A FP e Técnica é essencial para o desenvolvimento pessoal, social, econômico e político em todas as nações.

E quanto à reconstrução depois do terremoto?

A reconstrução não é somente uma questão de levantar paredes ou edifícios... É muito mais que a reconstrução e que zelar pela mesma cura das pessoas... E nós estamos aqui para melhorar a nossa contribuição na reconstrução dos indivíduos e da sociedade, sobretudo através da educação e da formação técnico-profissional.

Em que nível está a FP e Técnica dos Salesianos no Haiti?

Os salesianos do Haiti estão realizando e iniciando um plano estratégico para as suas escolas, financiado pela ‘Caritas’ Espanhola, também com a possibilidade de apresentá-lo ao Ministério.

Em geral, há um tríplice movimento de atenção aos meninos de rua – Lakou, Lacay e Timkatek –: em seu interior há também a FP e de base, com laboratórios sobretudo ocupacionais. Trata-se assim de acolher e acompanhar os meninos de rua, formá-los e ajudá-los a reinserir-se na sociedade através de pequenas iniciativas econômico-produtivas.

Há também Centros especificadamente técnicos e de FP. Dois na capital, Porto Príncipe. Na sua periferia: ENAM e GRESSIE. ENAM é o Centro para o ensino, a alimentação, os setores industriais e o trabalho com madeira. Em GRESSIE serão desenvolvidos os setores agrícola e hoteleiro, e tudo quanto gire em torno da administração.

Os Centros do norte, em Fort Liberté e a Cap-Haitien, são especializados em vários níveis nos campos da saúde, da agricultura, da informática, da eletricidade e das disciplinas concernentes à hotelaria.

Temos, enfim, dois centros em duas vilas mais pequenas: Les Calles e Gonaives. São obras que estão buscando organizar-se bem, em todos os subsitemas: formação ao trabalho, educação formal, contínua e específica... Temos perfeita consciência de qual seja o estado da educação no país e o nível de alfabetização existente.

Como se pode colaborar?

Queremos antes de tudo exprimir a nossa gratidão por quanto já fizeram e pelo apoio dado, quer durante a emergência quer na reconstrução. Os três setores prioritários de colaboração são: “a assistência na formação dos professores e na gestão dos centros; as bolsas de estudo para os mais necessitados; e a colaboração de voluntários e agentes técnicos”.

Publicado em 03/10/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês