Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/10/2013 - Chile - Encerra-se a Visita do Vigário do Reitor-Mor
Fotos do artigo -CHILE – ENCERRA-SE A VISITA DO VIGÁRIO DO REITOR-MOR

(ANS – Santiago) – Com a saudação e a reflexão do Vigário do Reitor-Mor, P. Adriano Bregolin, abriram-se os trabalhos da Assembleia Inspetorial do Chile, ontem, quarta-feira, 2 de outubro, no Centro de Espiritualidade de LoCañas. A Assembleia foi o evento conclusivo da visita do P. Adriano Bregolin ao Chile, motivada pelo 125° aniversário da Presença salesiana em Punta Arenas.

Convocadas pelo Inspetor, P. Alberto Lorenzelli, as comunidades salesianas de todo o país, junto com aos corresponsáveis da missão salesiana das diversas áreas e ambientes, reuniram perto de 80 pessoas, para tratar de dois assuntos:

  • do Projeto Educativo Pastoral Salesiano Inspetorial (PEPSI);
  • do redimensionamento da Inspetoria.

O Vigário do Reitor-Mor apresentou assim os elementos importantes que os salesianos devem ter presentes em suas vidas de religiosos:

- Identidade Carismática, que consiste de vida consagrada, de vida comunitária e fraterna, e de espírito missionário. “Nós não somos patrões de obras, mas servos de jovens”.

- Credibilidade – “Não  podemos afirmar ‘um monte de coisas’ e depois viver diversamente. É preciso ser coerentes com as Normas e Constituições, com o Espírito do Capítulo Geral e com a tradição da Inspetoria. Credibilidade significa também que devemos ser irrepreensíveis moralmente”.

- Engajados na Missão – “É preciso ver se estamos trabalhando com zelo ou se temos o espírito do assalariado, que, terminado o trabalho na sexta, se fica a descansar até à segunda. Para nós, o sábado e o domingo são os dias de oratório, de encontro aberto, de apostolado, de ministério sacerdotal. Devemos sentir o prazer de ser servidores no ministério sacerdotal e religioso”.

- Visibilidade – “Significa dar um testemunho claro de que somos homens de Deus, que devemos construir o seu Reino no contexto específico em que vivemos”.

Na área da redimensionamento, o P. Bregolin relembrou como seja isso um processo ativo em várias Inspetorias salesianas, em todo o mundo, e indicou algumas linhas de ação para o realizar:

-Salesianos à imagem de Dom Bosco – “Podemos adequar muito bem as nossas obras educativas, mas se as pessoas não forem significativas, será um trabalho inútil. Uma boa escola a podem levar à frente também leigos, trabalhando sozinhos. Uma boa escola salesiana deve possuir um núcleo de força muito densa: os Salesianos que estão na escola deveriam ser uma verdadeira imagem de Dom Bosco”.

- Uma verdadeira presença salesiana – “Se numa obra se fizerem inúmeras atividades, não se pode deixar de fazer a mais importante, isto é: estar com os jovens, empenhar-se por eles… Redimensionar não é somente mudar as coisas externamente. É sobretudo mudar o espírito, transformar as obras em presenças, isto é, em lugares em que os jovens se sentem felizes conosco”.

Publicado em 03/10/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês