Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/8/2013 - República Democrática do Congo - Em nome de Deus, deixem-nos viver
Fotos do artigo -REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO - EM NOME DE DEUS, DEIXEM-NOS VIVER
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Goma ) - Enquanto os meios de comunicação mantêm seus olhos sobre as tensões no Oriente Médio, a África Central sangra pelos conflitos armados que a atingem.

Desde o dia 20 de agosto, há uma intensificação das lutas e da violência, a cerca de vinte quilômetros da casa salesiana Ngangi, como conta seu diretor, Pe. Piero Gavioli. "Podemos ouvir os tiros de artilharia trocados entre o grupo rebelde M23 e o exército. É difícil, neste momento, determinar o número exato de mortes ocorridos entre as forças armadas e a população civil."

Ontem à noite, perto das 21h, duas bombas foram lançadas sobre o distrito de Mabanga e Katoy espalhando morte, pânico e revolta entre as pessoas. Esta manhã, uma bomba caiu em Gisenyi, matando uma mulher e ferindo seu filho. Hoje os combates ao norte de Goma não param de acontecer.

"As pessoas que voltam de Kigali nos contaram que muitos tanques e caminhões repletos de soldados estão indo para Goma e para a fronteira com o Congo. Parece que Ruanda - que sempre negou seu envolvimento no conflito do leste do Congo - está pronta para se unir à guerra".

"A nossa é uma guerra esquecida e "invisível" para a comunidade internacional” - alerta ainda o padre Gavioli - os jornais ocidentais falam de mortes em conflitos no Oriente Médio, é justo, mas creio que o número de homens, mulheres e crianças que estão morrendo no Congo por causa da guerra e de suas consequências (fome , miséria, doenças, migração forçada, ... ) é muito maior. Há comentários de que esta longa guerra, que já dura vinte anos, deixou cerca de 6 milhões de vítimas."

"Junto com as crianças, rezamos todos os dias pela paz: haverá alguém que leve em considercão os gritos provenientes dos humildes desta região?".

Em 24 de agosto, o bispo da diocese de Goma Kaboy dom Théophile, lançou um apelo urgente à consciência das autoridades locais, aos governos e às comunidades internacionais para acabar com a violência na região. "Em nome de Deus, deixem-nos viver".

Postado em 30/08/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês