Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/8/2013 - Peru - O mais novo vicariato apostólico salesiano, a serviço da Igreja do Peru
Fotos do artigo -PERU – O MAIS NOVO VICARIATO APOSTÓLICO SALESIANO, A SERVIÇO DA IGREJA DO PERU
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Pucallpa) – Em sua visita à realidade missionária do Peru, o Conselheiro para as Missões Salesianas, padre Václav Klement visitou, de 30a 31 de julho o Vicariato Apostólico de Pucallpa, - o mais novo, entre os oito territórios missionários salesianos daquela região atualmente administrados pela Congregação. Dom Gaetano Galbusera, sdb, foi, de fato, consagrado bispo coadjutor de Pucallpa, em agosto de 2007, enquanto o Vicariato de Pucallpa foi confiado aos salesianos apenas em 2008.

O Vicariato de Pucallpa foi criado em 1956 e confiado à Société des Missions-Étrangères. O território, de 52,168 km², inclui a região de Yaucali e uma parte da região de Huanaco com uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, a maior parte concentrada na capital de Pucallpa. Dois terços da população é católica. Existem 20 paróquias, 10 delas situadas na cidade de Pucallpa. Cerca de 30 sacerdotes de oito diferentes nacionalidades e de várias congregações, além de alguns fidei donum e cerca de trinta religiosas estão a serviço do Vicariato. Ainda não há sacerdotes diocesanos nativos.

A presença do primeiro bispo salesiano em Pucallpa está transformando a vida e a missão do Vicariato:

  1. em 2009 foi fundado um seminário diocesano com 14 seminaristas maiores - dois deles já terminando o curso de teologia - e uma ação sistemática para a promoção das vocações;
  2. a Pastoral tornou-se mais missionária: mais ativa nos subúrbios e mais próxima das pessoas, ergueu novas paróquias, que foram transformadas em centros comunitários para crianças, jovens e famílias. Alguns dos Missionários Xaverianos de Yarumal animam missões na floresta. No programa consta ainda a construção de algumas estações missionárias;
  3. a Pastoral Juvenil - uma das cinco prioridades do Vicariato - foi reforçada com a criação dos grupos de jovens que apoiam a catequese sacramental.

A Família Salesiana também está se desenvolvendo: além dos três padres salesianos que ajudam dom Galbusera, ela conta com as primeiras aspirantes Voluntárias de Dom Bosco e um grupo de ex-alunos salesianos - em todo o Vicariato há duas escolas católicas e um Centro de Formação Profissional, promovidas pela Operação Mato Grosso. Ainda para este mês, está prevista a chegada da primeira comunidade das Irmãs da Caridade de Jesus

Dom Galbusera e seus coirmãos têm alguns sonhos para Pucallpa: fundar uma rádio católica, convidar novas Congregações religiosas, desenvolver serviços sociais e sanitários para os pobres e erguer outras paróquias na periferia da cidade.

Os principais desafios externos são a pobreza generalizada, a violência e o tráfico de drogas. O Vicariato também precisa lidar com muitas seitas e igrejas protestantes, uma vez que na década de ‘70 Pucallpa foi escolhida como o centro das missões protestantes do Peru. Internamente, no entanto, a Igreja de Pucallpa é chamada para formar e valorizar as vocações apostólicas, sacerdotais e dos colaboradores laicos. Para o crescimento do Vicariato também seria importante poder contar com a presença de outros salesianos.

Enquanto isso, a comunidade salesiana olha para o futuro com esperança, disponibilizando os recursos de seu próprio carisma para o enraizamento e crescimento da Igreja.

Postado em 02/08/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês