Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/7/2013 - Brasil - JMJ 2013 - De braços abertos
Fotos do artigo -BRASIL – JMJ 2013 - DE BRAÇOS ABERTOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Rio de Janeiro)– Rio de Janeiro, como as demais cidades que sediaram a Jornada Mundial da Juventude, foi mais que invadida pelos peregrinos. O símbolo do dia de ontem, 22 de julho, foi o Cristo Redentor que acolhe a todos de braços abertos. Também o Papa Francisco desembarcou ontem, 22 de julho, e foi acolhido com o mais caloroso dos afetos.

O Cristo Redentor, que coroa o Corcovado, é o símbolo da Cidade do Rio de Janeiro e do mesmo Brasil. O Cristo Ressuscitado é também um dos elementos que compõem o Logo da JMJ 2013 e que, sem dúvida, caracteriza a edição brasileira deste grande evento. O Cristo do Corcovado foi inaugurado em 1931 e  sobrepaira a Cidade num grande abraço.

Ontem cedo muitos jovens peregrinos foram ao monumento, inundando os espaços do belvedere: um verdadeiro bruxulear de grupos, com bandeiras, bonés e camisetas multicoloridos. Tantos os abraços, os apertos de mão entre os jovens que, mesmo em falares diferentes, interagiam pedindo o favor de clicar uma foto, pedindo informações de proveniências e residências; e, não poderiam faltar, os contatos das redes sociais. E o Cristo Redentor parecia recepcionar abraçando a todos.

O povo de Rio e das cidades vizinhas – como Niterói, Caxias, Iguaçu… – abriram os braços, acolheram os jovens peregrinos em seus lares, pondo-se à disposição, tornando-se mais que disponíveis para dar informações...

Foi, além disso, mais que um autêntico abraço o que os jovens peregrinos, os voluntários e o povo do Rio ofertou ao Santo Padre, o Papa Francisco. Depois de invadir o centro da cidade, esperaram pela passagem do Santo Padre, fazendo ressoar um como lema que já vai se tornando típico da JMJ e parece queira dizer que ‘eles são os Jovens do Papa’.

Foi também um como abraço o que simbolicamente o Papa Francisco desejou retribuir ao povo durante o percurso feito antes com o papamóvel e, depois, num carro normal, não blindado, com o vidro abaixado. Várias vezes o cortejo parou para o Papa tomar nos braços, e abençoar, crianças ou apertar a mão de quem invadia a passagem. Se isto redobrou o trabalho da segurança, confirmou mais uma vez que o Papa Francisco procura o contato com a gente, com o povo. É o Papa do abraço.

Com a simplicidade e imediatez que o caracterizam, fez o seu primeiro discurso nos Jardins do Palácio Guanabara, do Rio de Janeiro, onde foi recebido pela Presidente do Brasil Dilma Vana Rousseff.

«Aprendi que, para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês – disse o Papa Francisco, prosseguindo logo à maneira de seu Predecessor, Pedro, perante a Porta Bela do Templo de Jerusalém –: não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!

 O Reitor-Mor, ao dar a boa-noite aos salesianos da comunidade de Niterói, comentou as palavras do Pontífice que desvelaram a sua predileção pelos jovens.

“Vim – prosseguiu o Papa – para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. E mais adiante acrescentou: “Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da Sua amizade”.E, por fim, o convite a dar atenção aos Jovens: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”.

Concluindo o Papa Francesco disse: “Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os Pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordá-los a todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando a sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já abençôo a todos. Obrigado pelo acolhimento!”.

Desde o Rio de Janeiro o Papa anseia por abraçar a todos os Jovens!

Publicado em 23/07/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês