Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/6/2013 - Brasil - Professores sem fronteiras: um projeto de solidariedade com Haiti
Fotos do artigo -BRASIL – PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: UM PROJETO DE SOLIDARIEDADE COM HAITI

(ANS – São Paulo) – No  mês de julho, quatro professores de Educação Física da Rede Salesiana de Escolas, do Brasil (RSE) irão ao Haiti, no Caribe, para um projeto de educação para crianças e adolescentes necessitados. O projeto iniciará em 1° de julho quando quatro professores chegarão ao Haiti, país que, sobretudo depois do terremoto de 2010, precisa de solidariedade.

Os educadores brasileiros compartilharão das suas habilitações esportivo-educativas com os alunos das escolas e das obras salesianas sociais nesse País. Eles participam do projeto “Professores Sem Fronteiras”, uma iniciativa da RSE para compartilhar as práticas esportivas e educacionais do Brasil com os alunos das escolas e obras sociais salesianas daquele país.
 
O objetivo da iniciativa é contribuir, por meio do esporte e com a alegria - característica da ação salesiana - no atendimento a crianças e adolescentes haitianos com idades entre 5 e 18 anos. “Este projeto, mais que uma ação social solidária, é uma doação de vida. Há um entusiasmo, um desejo de bem, uma força motivadora que contagia não só os professores diretamente envolvidos mas a todos que estão acompanhando e de alguma forma ajudando na sua realização” – afirma a coordenadora do projeto, Ir. Adair Sberga FMA e Diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto-SP.

Ao longo do mês de julho, os alunos das escolas e obras sociais salesianas do Haiti participarão de atividades lúdicas, como gincanas, jogos pré-desportivos e oficinas. “Pretendemos trabalhar a iniciação esportiva de maneira global, com atividades que envolvam o lúdico, o afetivo, o cognitivo e o espiritual” – explica a Ir. Adair. O futebol e o voleibol, esportes que são referência no Brasil, também serão ensinados às crianças e aos adolescentes.
 
O cronograma e a escolha das modalidades esportivas foram elaborados pelos próprios professores de Educação Física envolvidos no projeto em colaboração com a Ir. Valéria Timóteo, salesiana brasileira que está no Haiti há mais de dois anos.

Garantindo a qualidade das atividades que serão desenvolvidas, os professores e alunos já contam com o suporte de diversos artigos (coletes, uniformes, bolas de tênis, de futebol, de futsal, de vôlei, dentre outros). A compra de todo esse material, necessário, foi possível graças à colaboração de várias escolas da RSE de São Paulo, as quais realizaram gincanas e campanhas de arrecadação de fundos, num empenho coletivo para viabilizar o projeto.
 
Para os professores que decidiram participar da missão, o projeto tem um significado muito mais amplo que ensinar práticas esportivas. São eles:  Corjesus Costa, do Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo-SP; Rogério Batista, professor do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo-SP; Guilherme Brondi, 18 anos no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto; Renato de Castro, que trabalha há quatro meses no Colégio Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas-SP.

A educação salesiana está presente no Brasil há 130 anos. Hoje a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino em todo o Brasil.

Publicado em 25/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês