Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/6/2013 - Guatemala - O oratório salesiano se difunde pelas vilas ‘q’eqchis’
Fotos do artigo -GUATEMALA – O ORATÓRIO SALESIANO SE DIFUNDE PELAS VILAS ‘Q’EQCHIS’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – San Pedro Carchá) – No dia 5 de junho, aniversário de ordenação sacerdotal de Dom Bosco (1841), na vila Chiqueleu, da Missão salesiana de San Pedro Carchá, benzeu-se o primeiro pátio de um oratório salesiano ‘q’eqchi’. A iniciativa, tornada possível graças à participação solidária da comunidade e dos religiosos salesianos, faz parte de um projeto mais amplo que programa o desenvolvimento de oratórios e a formação de seus animadores em todo o território dessa missão salesiana.

A Missão de San Pedro Carchá, a quem foi confiada uma paróquia com 250 000 habitantes, em vista do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015), está privilegiando os jovens, empenhando-se por abrir oratórios nas vilas ‘q’eqchis’. Em pouco tempo passou-se de três a nove oratórios; no futuro abrir-se-ão outros.

Nesta obra, os SDB não estão sós. O oratório de Chiqueleu, de fato, foi realizado graças ao auxílio da Paróquia salesiana de Arese, na Itália, e à doação das ofertas do salesiano P. Donato Bosco, que destinou a esta finalidade os presentes recebidos no dia da sua ordenação sacerdotal, ocorrida no ano passado. 

À bênção estavam presentes o P. Roger Castillo; o P. Hector Hernandez, Diretor da Missão; o P. Vittorio Castagna, ecônomo; quatro Pré-noviços salesianos; e, naturalmente, um grande número de Jovens ‘q’eqchis’.

“Muitos deles – explica o P. Castagna – diziam de já terem ouvido falar de oratório, sobretudo por parte dos SDB, mas não sabiam lá bem o que significasse a palavra ‘oratório’: agora ao invés tudo ficou fácil de entender. Eles também querem ser como Dom Bosco e ajudar os jovens mais necessitados, seguindo o Sistema Preventivo nos seus quatro componentes: família, escola, pátio, igreja”.

Os jovens estão-se formando graças a encontros mensais coordenados pelo P. Castagna, responsável pelos animadores e pelo projeto dos oratórios. No último encontro formativo, feito no dia 7 de junho, estavam presentes 25 animadores ‘q’eqchis’, cheios de boa vontade e de iniciativa, representando as mais de 60 vilas. Graças a Gloria Esperanza Xol Chub, animadora de 25 anos, surgiu o oratório dedicado a S. Francisco de Sales, no qual dedica a maior parte do seu tempo a quatro crianças órfãs.

O oratório mais distante da missão dos salesianos encontra-se no povoado Tzapur, a três horas de distância. A vila, porém, mais distante fica a 9 horas de distância. Nesse oratório de Tzapur não há luz e água, e o povo vive numa extrema pobreza. Outros oratórios – como aquele do vilarejo Chiseb, dotado de um tear à mão – ajudam as meninas pobres a conhecer um trabalho. “Estes oratórios são pequenas sementes de Valdocco: juntos transmitem aquele espírito que Dom Bosco desejou comunicar aos seus jovens” – comenta o P. Castagna.

Publicado em 11/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês