Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/6/2013 - Bélgica - DBI cada vez mais envolvido pelo desenvolvimento integral da juventude europeia
Fotos do artigo -BÉLGICA – DBI CADA VEZ MAIS ENVOLVIDO PELO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA JUVENTUDE EUROPEIA

(ANS – Bruxelas) – O “Don Bosco International” (DBI) – faz alguns meses membro oficial da Plataforma pelos direitos fundamentais da União Europeia – participará em 5-6 de junho de uma conferência europeia sobre o aprendizado e o tirocínio e oportunidades para valorizá-los através dos Fundos europeus.

O tema do desemprego juvenil, com todas as consequências sociais e econômicas que disso advêm, está no centro de interesse dos vários organismos da União Europeia. A ligação entre escola e trabalho é uma das chaves indicadas pela Comissão Europeia para combater o fenômeno, e o aprendizado e o tirocínio, neste sentido, são algumas das alavancas a que mirar.

Nesta perspectiva, quarta e quinta-feira próximas o DBI participará do encontro cujo título reza “Conferência europeia: conselhos sobre esquemas de aprendizado e tirocínio com o suporte dos Fundos Sociais Europeus”. A conferência foi organizada pelo Comissário Europeu par o Emprego, os Negócios Sociais e a Integração, László Andor.

Finalidade da conferência é contribuir a informar sobre o futuro do aprendizado e dos tirocínios na Europa e sobre a utilização dos Fundos europeus para desenvolver novas parcerias, ou para melhorar os existentes. Ela servirá também para redefinir os empenhos europeus neste campo e oferecerá assistência técnica para desenvolver novos mecanismos para o aprendizado e tirocínios; mas deveria também representar um primeiro passo para a criação de uma Aliança Europeia pelo Aprendizado, composta por Sociedade civil, Autoridades públicas, Instituições europeias e Associações de categoria.

A participação do DBI na Conferência é um dos vários passos dados pela Ongue salesiana para fazer valer nas assembleias mais importantes da União Europeia as instâncias dos Jovens, especialmente dos mais necessitados. Movendo-se nesta mesma direção, no mês de janeiro, o DBI conseguiu um importante sucesso tornando-se membro oficial da Plataforma pelos direitos fundamentais da União Europeia.

“Vosso largo conhecimento e experiência, obtidos através do contato direto com as pessoas mais necessitadas na tutela dos próprios Direitos Humanos, é de grande valor para o nosso trabalho. Tomar parte da Plataforma pelos Direitos Fundamentais da União Europeia permite a organizações da sociedade civil ter voz em capítulo sobre as atividades da Agência [pelos Direitos Fundamentais] e assim contribuir com as políticas da UE sobre estes temas” – escreveu Morten Kjaerum, Diretor da Agência da União Europeia pelos Direitos Fundamentais (FRA, sigla em inglês), comentando a adesão do DBI à Plataforma.

A FRA é um organismo da União Europeia que tem por finalidade fornecer consultorias qualificadas sobre os direitos fundamentais às instituições europeias e às autoridades nacionais competentes, e de ajudá-las a adotar as medidas necessárias ou a definir as iniciativas apropriadas ao setor. Atualmente mais de 300 entidades, associações e ongues colaboram nisso para tornar cada vez mais extensa e real a fruição dos Direitos Fundamentais na União Europeia.

Publicado em 03/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês