Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/5/2013 - Equador - ESEMTIA: inovação tecnológica a serviço dos Centros Educativos Salesianos
Fotos do artigo -EQUADOR – ESEMTIA: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA A SERVIÇO DOS CENTROS EDUCATIVOS SALESIANOS

(ANS – Cuenca) – A Inspetoria Salesiana do Equador, através do Conselho Nacional da Educação Salesiana (CONESA) e da Empresa de Comunicação “Edibosco-LNS”, firmou um acordo para a atuação do “Projeto Pedagógico Digital ESEMTIA”. Segunda-feira, 13 de maio, na praça de esportes Miguel Merchán, da Unidade Educativa Técnica Salesiana, de Cuenca, realizou-se a cerimônia da assinatura do convênio.

Foram subscritores o P. Javier Herrán, Reitor da Universidade Politécnica Salesiana (UPS); o P. Juan Cárdenas, Presidente do CONESA; o Dr. Marcelo Mejía, Delegado para a Comunicação; e dois representantes da Edibosco-LNS.

ESEMTIA é uma plataforma informática do Grupo editorial salesiano ‘EDEBÉ’, de Barcelona, que oferece serviços educativos através de um leque de instrumentos e recursos para a gestão escolar. O projeto já conta com 12 anos de experiência. Está em funcionamento em mais de 500 escolas e foi a primeira aplicação a permitir a comunicação entre escola e família na Espanha.

As Escolas salesianas do Equador se aprestam a usar esse instrumento, que promove um modelo pedagógico digital na era do web 3.0 e que mira a melhorar as condições e os processos de interação. A escola virtual de aprendizagem está assim se tornando um novo paradigma.

No dia 13 de maio, além disso, perto de 200 professores dos campus Carlos Crespi e Yanuncay foram preparados para o uso da plataforma. Nos meses seguintes a experiência será reprisada em mais oito escolas salesianas: STAR, de Riobamba; Cristóbal Colón, Domingos Comín, Domingo Sávio, de Guaiaquil; Unidade Educativa Domingos Sávio e o Centro Dom Bosco, de Cayambe; a Unidade Educativa Cardenal Spellman e Dom Bosco, de la Kennedy de Quito.

As vantagens de tal plataforma são muitos, visto que agiliza a gestão das informações com comodidade, velocidade e eficiência; permite o uso de informações para melhorar os serviços educativos; contribui à geração de elementos para os processos de avaliação institucional e de aprendizagem dos alunos; permitirá, enfim, aos pais monitorar os progressos acadêmicos dos filhos diretamente da própria casa.

A segunda fase do projeto prevê a digitalização de livros de texto e o uso frequente de ambientes virtuais de aprendizagem, como as AVAC (Aulas Virtuais de Aprendizagem Cooperativa).

Publicado em 20/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês