Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/5/2013 - Venezuela - IV Congresso de Pedagogia Salesiana
Fotos do artigo -VENEZUELA – IV CONGRESSO DE PEDAGOGIA SALESIANA

(ANS – Los Teques) – Respondendo ao convite do Reitor-Mor, de 24 a 26 de agosto, no Liceu São José, a FS da Venezuela realizou o IV Congresso Pedagógico, visando aprofundar e renovar o Sistema Preventivo nas Obras salesianas. Mais de 600 os Agentes educativo-pastorais presentes, os quais partilharam o carisma de Dom Bosco, isto é, a caridade educativa do Bom Pastor – como foi definida na Mensagem do Reitor-Mor aos participantes.

O tema do Congresso, que já fora estudado nas sete conferências regionais, foi “Sistema Preventivo e Família: Educar a uma Cultura de Paz”. A preocupação por uma Venezuela pacificada e unida permeou os pensamentos e as exposições feitas pelos especialistas convidados.

Organizou o Congresso a Rede Educativa da FS na Venezuela (REFSVEN), composta pelos salesianos P. Francisco Méndez e P. Alfredo Oliveros; Dr. Aldo Dell’Uomini; Ir. Maigualida Rizzo, das FMA; Dra. Scampola Aponte; Ir. Sandra Garcia, das Filhas do Divino Salvador (HDS); Ir. Yolimar Hidalgo, das Filhas dos SS. Corações de Jesus e Maria (HHSSCC); Salesiana Cooperadora Thais Candia e, representando a Associação das Damas Salesianas (ADS), Karely Guerra e Estela Roa.

O IV Congresso de Pedagogia Salesiana contou com a participação de alguns especialistas em educação, salesianidade e processos de paz. “Pastoral e Educação” foi o tema tratado pelo P. Miguel Ángel García, do Dicastério da PJ. Sua apresentação iniciou com algumas perguntas: “Como pode a escola ser lugar de evangelização? Pode-se realizar tal missão em toda a sua amplitude? Como podemos e devemos tentar formar cristãos através do nosso serviço escolar?”Sua fala desenvolveu a seguir os pontos principais para compreender a escola salesiana como plataforma eficiente de evangelização, assinalando entre esses a educação como lugar e mediação da evangelização; a vocação ao serviço educativo; a formação profissional; a formação dos leigos e a estratégia da corresponsabilidade.

A Escola Salesiana na América (ESA) e a sua proposta para ressignificar o Sistema Preventivo foram os temas centrais da relação da Ir. Ana Julia Suriel, Delegada para a PJ das FMA, das Antilhas. Repercorreu as várias reuniões da ESA, desde Cumbayá I (1994) a Panamá (2013); e nas conclusões afirmou: “O grande desafio da escola é educar para a vida... e é exatamente quanto estamos tentando dar início através do ‘processo de redefinição’ iniciado em 1994... Esta tentativa de reler e aprofundar o Sistema Preventivo envolve todos os membros da FS, na qual, hoje mais do que nunca, se reconhece e valoriza o envolvimento dos leigos”.

O P. Alejandro Moreno, com o “Sistema Preventivo e Família na Venezuela” apresentou as peculiaridades da Família popular venezuelana, modelo que se repete em vários setores de outros países latino-americanos; sucessivamente mostrou igualmente como o Sistema Preventivo seja adaptado a essas realidades e se torne um elemento facilitador da educação das crianças, adolescentes e jovens dos ambientes populares.

“Não é hora para educadores rotineiros, subservientes, pusilânimes ou que se encolham perante os imensos desafios que se devem enfrentar. Estes são tempos para educadores corajosos, criativos e valorosos, em condições de superar as dificuldades... Porque a riqueza e a beleza mais importantes da Venezuela é o seu povo. E a tarefa da educação é a de cultivar e alimentar essa riqueza. Educar significa em última análise tornar melhores as pessoas para melhorar a nação”: foi assim que exordiou o Dr. Antonio Pérez Esclarín, ao falar de “Educação à cidadania e à cultura da paz”, tratando do tema da vocação a ser educadores de uma educação transformadora.

Concluiu as relações o Dr. Fernando Pereira, expoente da organização venezuelana pela defesa dos Direitos Humanos “CECODAP”, que perguntou: “Quantos nos dedicamos à cultura da paz nas instituições educativas?”. Centrou a sua exposição na violência escolar e ofereceu quatro “pontos de sustentação” para enfrentar tão triste realidade: formação, participação, coordenação interior e exterior, continuidade.

O IV Congresso programou também a apresentação de experiências de sucesso na Pastoral e na Formação por parte de cada Grupo da FS. As FMA mostraram quatro experiências: uma para os docentes (“Formação ao Sistema Preventivo”); outra para os Jovens ( “Liderança estudantil e voluntariado”), mais outra para as Famílias( “Família em Ação”; e uma última para as Escolas (“Planos curriculares sob o ponto de vista das habilitações”).

Da parte dos SDB foram expostas as experiências de “A Formação Sistemática nas obras educativas”, “Experiências Missionárias”, “Negociação do conflito” e “Jovens empresários na formação laboral”.

As Filhas dos SS Corações de Jesus e Maria expuseram a sua experiência de “Evangelização comunitária”. As Filhas do Divino Salvador apresentaram “A evangelização da Escola”. E as Damas Salesianas, a experiência “Formação ao trabalho”.

Publicado em 10/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês