Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/1/2013 - Argentina - Uma casa para conhecer a Patagônia
Fotos do artigo -ARGENTINA – UMA CASA PARA CONHECER A PATAGÔNIA

(ANS – Puerto Deseado) – A Fundação “Conhecendo a Nossa Casa” (FCNF) é uma ongue dirigida por um ex-aluno salesiano e por sua mulher, que por 30 anos tem por objetivo um programa socioeducativo, ambiental e esportivo para crianças e jovens. Geografia, história, flora e fauna da Patagônia, junto com atividades esportivas, como canoagem, caiaque e vela, fazem da FCNF um lugar de formação aos valores. Agora, graças à sua nova sede, goza de uma casa própria onde continuar a sua missão educativa.

Em 1983, na cidade de Puerto Deseado, Santa Cruz, Argentina, Marcos Oliva Day, advogado, ex-procurador e caiaquista, junto com sua esposa, Maria Laura Gaona, iniciaram a FCNF, original iniciativa de educação informal para ensinar a crianças e jovens a amar o lugar em que vivem, iniciando pelo conhecer. Assim a Fundação protege o patrimônio natural e cultural de Puerto Deseado, através de um programa que hoje é reconhecido e replicado em todo o mundo, e que já formou mais de 12 000 crianças, muitas dos quais agora são instrutores.

O casal Oliva Day decidiram ensinar o amor, o respeito e o cuidado pela terra a partir do ensino de canoagem e transformaram esse empenho na finalidade da própria vida. “Conheci Marcos quando chegou aqui. Perguntou-me o que podia fazer por este lugar. E eu lhe indiquei o mar” – conta o Sr. Andrés Randisi, missionário salesiano, que nos anos 70s viveu na Patagônia e ora há já 25 anos trabalha em Angola. Ele é um dos patrocinadores da Fundação. Idem o pacifista irlandês, Prof. Robin Ruddock, docente de história e biologia no ‘Stranmillis University College’, da ‘Queen’s University’, de Belfast, que replicou a experiência em seu país, adotando-lhe também o nome: “Knowing your home”. Outras imitações FCNC são as do caiaquista, José Jaramillo, que desenvolveu o projeto em Río Gallegos, Chile, e da irmã de Marcos, Emma Oliva Day, que a recuperou na escola 26, de San Isidro.

As crianças e os jovens que participam dos cursos podem dialogar com marinheiros, escritores, biólogos, ambientalistas, artistas e viajantes que chegam a Puerto Deseado e também cultivar a própria imaginação; e aprender a valorizar as diferentes culturas de maneira respeitosa, experiência inigualável e que não tem preço. Através das atividades programadas buscam-se objetivos mui claros: prevenção, contenção, educação, desenvolvimento integral.

Os cursos da Fundação são:

  • “Formação como Monitor”, para adolescentes voluntários, que estudam fora do horário escolar e com o suporte dos professores da “Universidade Nacional da Patagônia Austral” e da “Universidade de La Plata”;
  • “Canoa em família”, programa que se realiza no fim de semana com o apoio do “Clube Náutico Capitán Oneto” e da Prefeitura local, que ministra aulas gratuitas de vela e canoa, e que permite também desempenhar essas atividades com alegria entre os pais, filhos e netos.
  • “Jardinagem orgânica”, onde os jovens aprendem a preparar o fertilizante e a terra, plantam, irrigam e zelam pelas plantações, recolhem batatas, alface, tomate, espinafre e outras verduras.
  • “Estágio para voluntários estrangeiros”, atualmente disponível para jovens provenientes do Japão, França, Inglaterra e Suíça.

A nova sede da FCNC leva o nome de Enrique Götz, figura chave dos primeiros anos da Fundação. Dentro, a estrutura conta com um vasto salão, salas e espaços para sediar delegações. No decorrer da cerimônia de inauguração, o Prefeito Luis Ampuero reconheceu o trabalho da Fundação e a contribuição prestada em tantos anos de serviço à comunidade.

Publicado em 07/01/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês