Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/12/2012 - Itália - Missão em Corumbá: fazer felizes as crianças e os adolescentes
Fotos do artigo -ITÁLIA – MISSÃO EM CORUMBÁ: FAZER FELIZES AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES

(ANS – Roma) – Inicia hoje, 17 de dezembro, a campanha de solidariedade promovida pela ‘Fondazione Don Bosco nel Mondo’ para dar suporte ao projeto “Crianças e Adolescentes Felizes” da obra social salesiana “Cidade Dom Bosco”, de Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS). Para a ocasião, entrevistamos o Diretor da Obra, P. Osvaldo Scotti SDB, vindo a Roma para estar presente ao “Concerto di Natale 2012”, evento geminado à Campanha.

Pode nos dizer o que seja uma obra social?
É uma obra em que a prioridade se dá ao trabalho com as crianças e os adolescentes em situação ou estado de vulnerabilidade, para os inserir na vida cívica. Depois, a partir dos pequenos, chegar às famílias. Em Corumbá procuramos desviar crianças e adolescentes dessa situação de perigo (prostituição, tráfico de droga…, que ali, nos limites com a Bolívia, são frequentes. Com o estudo, a formação profissional, a educação cristã, evitamos que acabem nas malhas do vício; e tencionamos dar-lhes uma cidadania plena, como a de todos os demais.

Quando e como nasceu a obra de Corumbá?
A obra foi fundada em 1961 pelo salesiano esloveno P. Ernesto Saksida. O primeiro núcleo foi a escola profissional, nascida num bairro paupérrimo e violento, bairro que hoje, já transformado, se “Bairro Dom Bosco”. Estima-se que nestes 51 anos de trabalho pelo menos 25-30.000 jovens ali receberam formação, educação, válida orientação para a vida – sem contar os que receberam apoio, digamos: momentâneo. Muitos dos nossos alunos permanecem ali por 10 anos e até mais: fazem todos os cursos, recebem um auxílio ao sair para a universidade e, depois, também assistência familiar: acabam por criar um laço mui intenso. Há dentre os ex-alunos os que se tornaram professores... universitários!

Especificamente, em que consiste o seu trabalho?
Pela Cidade Dom Bosco passam todos os dias quase 3 000 crianças e adolescentes: a escola de primeiro grau (1ª-8ª séries) conta com 2 000 alunos, com aulas pela manhã, à tarde e à noite; a escola profissional lida com mais 500 rapazes; vem a seguir a assistência social; e o Projeto “Crianças e Adolescentes Felizes”, com cerca de 300 deles.

Quem são os destinatários desse Projeto?
São gente que, terminadas as aulas, voltaria para casa, mas não encontraria ninguém, porque a família não existe, ou, se existe, só se vê de noite, acabando eles por ficar o tempo todo na rua. São os que  perambulariam pelas ruas e que acabariam sendo explorados, e não tendo muito do que comer, acabariam por cair nas armadilhas da droga e da prostituição. Por isso nós os conservamos ali também depois das aulas: comem na obra, passam a tarde conosco e voltam para casa somente de noite, quando, quem sabe, um dos pais ou a vó, alguém responsável, enfim, que deles possa cuidar. São os mais necessitados, porque também os outros alunos são pobres – visto que a região se caracteriza por intensa emigração, e em Corumbá só ficam os que têm menores possibilidades –, mas pelo menos têm a mãe ou uma família que os acompanha.

E como se consegue fazer tudo isso?
É uma obra que se mantém com as adoções à distância. Temos atualmente 1 000 patrocinadores: 750 na Itália, 250 na Eslovênia, 50 na Espanha. E mantemos alguns convênios com as Autoridades locais. O Estado, p. ex., se ocupa da manutenção da escola. Mas, ultimamente, a crise econômica tanto internacional quanto nacional, e com a valorização extraordinária da moeda brasileira – o Real –, causam  diminuição de doações. Assim, ou achamos alternativas ou seremos obrigados a reduzir os serviços.

Quais são os Votos que deseja mandar aos seus pequenos?
Que todos possam realizar os seus sonhos! Também a ‘Fundação Dom Bosco no Mundo’, que lançou a campanha de solidariedade natalina de apoio ao Projeto “Crianças e Adolescentes Felizes”, de Corumbá (MS), deseja ansiosamente poder contribuir na realização de tantos... sonhos.

Publicado em 17/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês