Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/12/2012 - Eslováquia - Encerrado Processo Diocesano do Servo de Deus P. Tito Zeman
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – ENCERRADO PROCESSO DIOCESANO DO SERVO DE DEUS P. TITO ZEMAN
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bratislava) - Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012, no Seminário Arquiepiscopal de Bratislava, o Arcebispo, Dom Stanislav Zvolenský, presidiu a solene sessão de encerramento do Processo diocesano do Processo de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus (SdeD) P. Titus Zeman (1915-1969), mártir pelas vocações.

Da sessão de encerramento participaram os membros do Tribunal Diocesano (juiz delegado, promotor de justiça, tabelião); os membros da comissão histórica; o Postulador geral, P. Pierluigi Cameroni; o Vice-postulador, P. Josef Slivon, com seus colaboradores; numerosos salesianos, com à frente o Inspetor, P. Karol Manik; Membros da Família Salesiana; alguns Parentes, dentre os quais três irmãs do SdeD e o sobrinho Michal Titus Radosinsky; e mais Devotos do P. Tito. Ao final do ato, houve uma solene Concelebração Eucarística de ação de graças, na catedral de Bratislava, presidida por Dom Zvolenský. A mídia deu grande relevo ao acontecimento.

O P. Titus Zeman, salesiano eslovaco, nasceu em 4 de janeiro de 1915, em Vajnory, Bratislava. Completados os estudos ginasiais e colegiais, nas Casas salesianas de Šaštín, Hronský Svätý Benedikt e a Frištak u Holešova, iniciou em 1931 o noviciado. No dia 7 de março de 1938 fez a Profissão Perpétua, no ‘Sacro Cuore’, de Roma. Foi ordenado sacerdote em Turim, no dia 23 de junho de 1940.

Depois da proibição, pelo regime comunista tchecoslovaco, de abril de 1950 dedicou-se a viagens clandestinas rumo a Turim, para possibilitar aos religiosos completar os seus estudos. Durante a terceira expedição foi preso e condenado como traidor da pátria e espião do Vaticano. Evitando a pena de morte, foi condenado a 25 anos de prisão. Saiu do cárcere 12 anos depois, no dia 10 de março de 1964, fisicamente marcado pelos sofrimentos suportados como detento. Morreu cinco anos depois, no dia 8 de janeiro de 1969, circundado por gloriosa fama de martírio e santidade. 

Viveu o seu calvário com grande espírito de sacrifício e doação: “Mesmo que eu perdesse a vida, não a iria considerar desperdiçada: a mim bastava saber que pelo menos um dos que havia ajudado a evadir-se, se tinha tornado sacerdote em meu lugar”.

Publicado em 12/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês