Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/11/2012 - RMG - Conhecer Dom Bosco: o V volume do Epistolário
Fotos do artigo -RMG – CONHECER DOM BOSCO: O V VOLUME DO EPISTOLÁRIO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Foi recentemente publicado o volume V do “Epistolario. Introduzione, testi critici e note”, que contém as cartas, éditas e inéditas, de Dom Bosco. A edição, como os precedentes volumes, esteve aos cuidados do P. Francesco Motto, para a ‘Collana Fonti dell’Istituto Storico Salesiano’, publicada pela ‘Libreria Ateneo Salesiano’ (LAS).

O volume, com mais de 600 páginas, contém 422 cartas (das quais um terço inéditas) escritas no biênio 1876-1877. Nesse período esteve Dom Bosco assaz empenhado em fortalecer uma dezena de obras salesianas abertas anteriormente; em abrir quase outras tantas na Itália, França e América Latina; em lançar nas mesmas áreas geográficas as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Confessa ele mesmo: “Deus nos ajuda e cada coisa prossegue de tal modo que os profanos diriam que existe algo fabuloso, mas que nós chamamos prodigioso”.

Nesses anos Dom Bosco dedicou-se a formar religiosa e educativamente os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora; a consolidar juridicamente os dois institutos por ele fundados; em celebrar o primeiro Capítulo Geral da Sociedade salesiana. No mesmo espaço de tempo pôs em ordem documentos pessoais que passarão à história; instituiu a Obra de Maria Auxiliadora para as vocações eclesiásticas adultas; fundou a Associação dos Cooperadores salesianos; e criou o exitoso mensário Boletim Salesiano. Obviamente o preço foi alto: pagou-o sua saúde.
       
Não lhe faltaram espinhos: os atritos com Dom Gastaldi, com intensa repercussão no clero da Arquidiocese, nos Bispos piemonteses, na Santa sé, no Papa Pio IX pessoalmente, nos Leigos e Sacerdotes de boa vontade, também nos Salesianos. As enormes preocupações, não somente econômicas, pelas tantas novas fundações na Itália e na França, pelas duas novas expedições missionárias, pelas doenças e mortes de coirmãos salesianos, por inesperadas oposições a iniciativas culturais, sociais, religiosas, etc.  

Vicissitudes e etapas da história salesiana são documentadas nestas cartas, enriquecidas de aparato crítico, testemunha de redações sobre redações, correções sobre correções, exemplares sobre exemplares, originais autógrafos ou apenas com a assinatura autógrafa, circulares impressas ou manuscritas, dirigidas a pessoas do clero diocesano ou religioso (mais da metade de todas as cartas), a benfeitores (72 cartas), a autoridades civis (37 cartas).

São cartas que fazem pensar, que fazem sorrir, que fazem sofrer; cartas de se estudar, comparar, aprofundar, de por vezes saborear. Agora estão à disposição de todos, com todas as informações úteis para melhor se compreender.

Publicado em 29/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês