Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/11/2012 - RMG - Relembro assim a Ir. Maria Troncatti. Entrevista com o P. Angelo Botta
Fotos do artigo -RMG – RELEMBRO ASSIM A IR. MARIA TRONCATTI. ENTREVISTA COM O P. ANGELO BOTTA

(ANS – Roma) – O P. Angelo Botta, nascido em 1924 e missionário desde 1939 no Equador, guarda por entre as suas memórias também algumas lembranças da próxima Bem-aventurada Ir. Maria Troncatti, Conheceu-a passando pelas obras das Filhas de Maria Auxiliadora durante o seu mandato de Inspetor, no Equador (1967-1973). Foi ele quem celebrou a Eucaristia de Exéquias.

Quando foi que conheceu a Ir. Maria Troncatti?
Conheci-a quando foi mandado às missões, no Equador, como Inspetor. A Sucúa chegava-se de avião. Uma vez em terra, antes de chegar à Casa dos Salesianos, passava-se na frente do hospital, cuidado pelas Filhas de Maria Auxiliadora e ali, à porta, estava a Ir. Troncatti, sentinela vigilante e prontíssima. Nesse tempo, já carregada também de achaques, se limitava ao acolhimento. Mas um acolhimento digno de u’a mãe!

Há algum episódio da sua vida que recorda especialmente?
Lembrarei brevemente três.
O pranto que precede o regresso à missão, depois de alguns dias de permanência em Guaiaquil, e a explicação que dá às coirmãs daquela comunidade: “Antes não sabia o que era a missão”.
A fotografia do casebre que nos inícios funcionava como centro-missão e que manda aos seus na Itália com a escrita: “Nesta cabana se encontra a felicidade”.
A grande dor, muitos anos mais tarde, por ocasião do incêndio doloso que destruiu a residência dos Salesianos, com o perigo de uma vingança cruenta por parte dos Shuar que não queriam saber do seu convite ao perdão: “Mãe, não se intrometa! Esta é uma partida de caça totalmente nossa!”.

Qual o aspecto do seu testemunho que mais o impressionou?
A caridade incondicionada que a levou a doar totalmente a vida, com alegria e sacrifício. Nunca se poupou, sequer quando a saúde já a tinha abandonado. Fê-lo servindo a todos, sem distinção de raça e cultura, feliz quando podia colher frutos de bem, mas respondendo com bondade generosa também à ingratidão.

Qual o aspecto do carisma salesiano julga tenha ela maiormente encarnado?
A caridade, o amor, de que falei acima, ancorada nas colunas “salesianas” da Eucaristia e de Maria Auxiliadora. Era apenas uma enfermeira diplomada. Entretanto teve de trabalhar por muitos anos como cirurgiã, e com meios rudimentares. Mas talhou e suturou invocando Jesus e a Auxiliadora, e as operações resultavam exitosas também na selva.

Qual era o relacionamento da Ir. Troncatti com os coirmãos salesianos?
Era o relacionamento de u’a mãe dentro de uma família numerosa. Creio que seja esta a expressão melhor. Representa, além disso, quanto tantas FMA foram para os Salesianos empenhados no difícil trabalho das missões do Equador naqueles primeiros árduos tempos, quando por vezes os missionários se sentiam perdidos e inseguros: gestos e cuidados como os a eles oferecidos pela Ir. Troncatti e por suas coirmãs confortavam, reanimavam, davam segurança.

Que sente na iminência da sua beatificação?
Muita alegria, pela qual agradeço e bendigo a Deus. Na beatificação da Ir. Troncatti vejo o reconhecimento oficial da santidade de um sem-número de FMA que doaram com humildade a vida a Deus e aos mais pobres, de modo escondido e feliz, naquelas nossas missões e em tantas outras espalhadas pelo mundo. Será festa de muitas no paraíso, junto com ela! Enfim o primeiro grande milagre da Ir. Troncatti, não registrado nos atos oficiais. Quando ela ia tomar aquele último avião, fazia-o com a grande dor de deixar atrás a cidadezinha de Sucúa dilacerada pela ameaça tanto de alguns “brancos” desconhecidos e escondidos que queriam incendiar quanto restava da missão dos Salesianos, quanto de muitos Shuar que abertamente ameaçavam vinganças cruentas. Pois bem, poucas horas depois, em torno do seu féretro, inundado de orações e de lágrimas, explodiram o perdão e a paz: Sucúa voltava a ser uma cidadezinha de irmãos cristãos.

Publicado em 23/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês