Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/11/2012 - Camboja - A "fortaleza das mulheres"
Fotos do artigo -CAMBOJA – A "FORTALEZA DAS MULHERES"
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Kep City) - A comunidade salesiana no Camboja abriu, em 7 de novembro, o quarto centro dedicado ao acolhimento de meninas e mulheres jovens em comunidades pobres: o instituto "Banteay Srei - Piet de Visser House". O próprio nome já descreve o valor da obra (Banteay Srei é o nome de um monumento nacional que significa "Fortaleza das mulheres") e é uma homenagem ao benfeitor holandês que tornou possível esta construção.

O instituto está localizado dentro do campus do Centro de Formação Profissional Dom Bosco, em Kep City, no Parque Nacional de Kep, e acomoda até 70 pessoas, selecionadas entre os alunos matriculados no centro educacional que oferece cursos de dois anos para secretárias, hotelaria, costureiras, inglês e informática.

Piet de Visser, que através da "Fundação para o Camboja" apoia há mais de 20 anos os projetos educacionais salesianos no país, esteve presente na cerimônia de inauguração. Ken Satha, governador da província de Kep, o padre salesiano John Visser, representante da Fundação Dom Bosco do Camboja, e padre Albeiro Rodas, diretor da obra Salesiana de Sihanoukville, que desde outubro de 2011 acompanha a construção do local, também participaram.

O missionário holandês padre Visser agradeceu seu compatriota, Piet de Visser, por ter proporcionado a essas jovens mulheres um ambiente acolhedor, onde podem se dedicar aos estudos. Piet de Visser respondeu elogiando o comprometimento dos salesianos com a educação dos pobres. Padre Rodas, por sua vez, ressaltou que uma escola requer um compromisso de todos: governo, empresas privadas e benfeitores. Ele também lembrou o desafio que o centro salesiano deve vencer: construir, no Parque Nacional, um ambiente adequado de educação para os jovens.

"É uma honra para os jovens e a população de Kep ter uma escola salesiana aqui: a menor província do Camboja é um lugar lindo", afirmou o governador Satha. Relembrando os episódios tristes de violência que marcaram a região na época do Khmer Vermelho, ele acrescentou: "A abertura de uma escola salesiana neste lugar, que há apenas uma década via-se afundado no medo, representa um grande sinal de amor e de esperança". E em referência ao nome da obra, ele concluiu: "Que esta instituição represente uma real fortaleza para nossas jovens mulheres... educar uma mulher é sempre um grande investimento e garantia de um futuro melhor para a nossa nação."

O instituto "Banteay Srei - Piet de Visser House" representa a quarta instituição construída pelos salesianos no Camboja, as outras três obras - escolas técnicas em Phnom Penh e Sihanoukville e o centro de Poipet – também têm um internato feminino.

O Centro de Formação Profissional de Kep City, com o novo internato feminino, depende atualmente da Obra Salesiana Sihanoukville e a oferta de seus cursos ainda se encontra em um nível experimental. A inauguração oficial da obra está prevista para março de 2013.

Postado em 14/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês