Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/11/2012 - Itália - Relembrar, alegrar-se, renovar-se: 25 anos de VIDES
Fotos do artigo -ITÁLIA – RELEMBRAR, ALEGRAR-SE, RENOVAR-SE: 25 ANOS DE VIDES
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Trevi) - Como parte das celebrações para o 25º aniversário do Voluntariado Internacional Mulher, Educação e Desenvolvimento (VIDES), foi realizado em Trevi, de 1 a 4 de novembro, o X Congresso Internacional da associação, intitulado “Recall – Rejoice – Renew” (Relembrar - Alegrar-se - Renovar-se). As conclusões da conferência surgiram a partir de um diálogo entre o Reitor-Mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez, com a Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat.

O diálogo entre os dois superiores foi assistido por cerca de 200 participantes provenientes de 34 países de 4 continentes. Irmã Leonor Salazar, Diretora Geral do VIDES, moderou o diálogo, enquanto Guido Barbera, presidente do VIDES, fez o discurso de introdução no qual afirmou que os voluntários devem ser luz para os outros - uma referência à passagem de luz, gesto que concluiu o encontro.

Em seu discurso, padre Chávez ressaltou que o Sistema Preventivo de Dom Bosco precisa ser reinterpretado e atualizado para o mundo de hoje, mantendo firme seu objetivo de formar pessoas que se dediquem a outras, pessoas que têm no coração o bem comum ao invés de ganho pessoal. Dom Bosco contribuiu para o desenvolvimento da Itália - disse o Reitor-Mor – por meio de um compromisso com a educação integral e não de um envolvimento político direto. Os cristãos são chamados a construir não apenas a solidariedade, mas a fraternidade. Desta forma, os voluntários amadurecem suas escolhas de vida, não limitando-se apenas em aliviar o sofrimento humano, mas contribuindo para a transformação da sociedade em uma civilização do amor, tornando-se sinais do amor de Deus. Como uma mensagem final, ele disse que o voluntariado é a melhor parte da Pastoral Juvenil e desafiou os voluntários a renovarem seu compromisso com a identidade cristã e a maturação de seu projeto de vida.

Em seguida, Madre Reungoat comentou brevemente a juventude de Maria Mazzarello, seu serviço ativo na paróquia e sua intuição na educação das mulheres. A jovem mornesina foi capaz de traduzir o Sistema Preventivo em sua expressão feminina. Madre Reungoat confirmou, também, sua grande confiança nos jovens de hoje, alegando sentir-se motivada pela busca de sentido dos jovens e por sua capacidade de fazer escolhas corajosas para servir aos outros. A Madre-Geral confiou algumas tarefas aos voluntários: ter a coragem de transformar a vida, estimular o trabalho voluntário nos outros, descobrir o chamado de Deus para ser voluntário e alimentar a convicção e a disponibilidade em realizar os próprios projetos. Com um sorriso radiante, ela concluiu: "Tenham a coragem de ir em frente com alegria e amor."

Logo após o diálogo e a cerimônia de entrega da luz, os participantes da conferência dirigiram-se a Assis para assistirem à missa presidida pelo padre Chávez, na Basílica de São Francisco.

A conferência de 1 de Novembro, em comemoração ao 25 º aniversário do VIDES, representou também uma oportunidade para compartilhar boas práticas, aprofundar a identidade da associação-ONG e incentivar as voluntárias e voluntários a enfrentarem novos desafios.

Postado em 05/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês