Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/10/2012 - Vaticano - 75° Aniversário da Comunidade salesiana
Fotos do artigo -VATICANO – 75° ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE SALESIANA

(ANS – Cidade do Vaticano) – A Comunidades salesiana presente no Vaticano comemorou ontem o 75° aniversário de presença. É uma comunidade que por seu serviço mostra dois traços fundamentais do carisma de Dom Bosco: a dedicação ao Santo Padre e à Igreja e, relativamente aos encargos desempenhados, o cuidado e a difusão da boa imprensa.

Para comemorar esse aniversário ontem de tarde, 3 de outubro, foi celebrada uma solene Eucaristia de Ação de graças, na ‘Cappella Paolina’, presidida pelo Cardeal Tarcísio Bertone SDB, Secretário de Estado de Sua Santidade. Concelebraram seis Cardeais – dentre os quais os salesianos Angelo Amato e Renato Farina – e vários Bispos, compreendidos os salesianos Dom Mario Toso e Dom Sávio Hon Tai-fai. Presentes também o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez; o seu Vigário, P. Adriano Bregolin; o P. Sergio Pellini, Diretor da Comunidade salesiana atual, com os demais componentes; os ex-Diretores P. Elio Torregiani e P. Pietro Migliasso; numerosos salesianos; vários membros que no passado serviram na Comunidade; muitos Colaboradores da ‘Tipografia Vaticana’ e de ‘L’Osservatore Romano’. Animou a celebração o Coro da Capela Sistina, dirigido pelo P. Massimo Palombella SDB; o serviço ao Altar esteve aos cuidados dos Estudantes salesianos da Comunidade de São Tarcísio, de Roma (Catacumbas).

Na homilia o Cardeal Bertone recordou alguns dos momentos mais significativos dos 75 anos da comunidade e evidenciou as duas dimensões do serviço que realiza: a eclesialidade – pelo serviço que presta à missão universal da Igreja – e a laicidade – pela presença fundamental dos salesianos irmãos. O Secretário de Estado sublinhou, ao concluir, a atualidade da Comunicação Social, visto o novo impulso evangelizador pedido pelo Ano da Fé.

A seguir, os cerca de 80 participantes se reuniram na Sala da Academia das Ciências, onde se realizou uma sessão acadêmica com a projeção de algum material fotográfico histórico. Falou na ocasião o Reitor-Mor, que relembrou a figura do Papa Pio XI e agradeceu com gratidão a todos os salesianos que estiveram servindo na Comunidade vaticana. “Faço votos de que a Congregação salesiana possa sempre estar à altura do apreço e das expectativas que o Papa e a Secretaria de Estado têm relativamente a esta Comunidades salesiana e ao seu trabalho, de modo que – concluiu – possa cooperar eficazmente no serviço da Igreja”.

A cerimônia terminou com a fala do Vice-Diretor de L’Osservatore Romano, Dr. Carlo de Cicco – em que manifestou a gratidão do pessoal leigo e de L’Osservatore Romano à Comunidade – e com um ágape fraterno.

Os Salesianos foram chamados ao Vaticano em 1937 pelo Papa Pio XI que, devendo dar impulso a todos os âmbitos do recém-nascido Estado – criado em 1929 pelos Pactos Lateranenses –, decidiu confiar aos Filhos de Dom Bosco a imprensa vaticana. Por outro lado Pio XI tinha visitado o Oratório de Valdocco quando era ainda um jovem sacerdote e ficara sobremaneira impressionado pelo empenho e pela qualidade expendida pelos Salesianos na área editorial-gráfica. Fora exatamente Pio XI, além disso, que beatificara Dom Bosco em 1929, canonizando-o em 1° de abril de 1934, justamente no Dia de Páscoa e Encerramento do Ano Santo da Redenção (1933) como sinal do apreço especial do Papa por sua figura de santidade.

Até 1991, os salesianos dirigiam duas tipografias: a ‘Poliglotta Vaticana’ e a de ‘L’Osservatore Romano’. Desde 1992, a renovada Convenção entre a Secretaria de Estado e a Congregação salesiana, firmada pelo Cardeal Angelo Sodano e pelo Reitor-Mor, P. Egídio Viganó, criou um único organismo e uma única administração. Aos salesianos competem vários encargos de relevo: a direção geral, a direção comercial, a direção técnica, a direção do serviço fotográfico.

75 são também os salesianos que globalmente residiram por trás dos Muros Leoninos ao longo destes anos: 10 diretores e muitíssimos salesianos irmãos, especialistas e competentes profissionais na arte gráfica. A atual comunidade religiosa espelha a mesma composição: o diretor, P. Pellini, e cinco salesianos irmãos.

Publicado em 04/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês