RMG – Estreia multimídia: videocomentário e não só |
RMG – Estreia 2013: “Dom Bosco educador” |
(ANS – Roma) – A Estreia 2013 já possui uma imagem que a representa em alguns dos seus núcleos temáticos mais importantes. E o Dicastério para a Comunicação Social apresenta e põe à disposição o pôster da Estreia 2013.
Como nos últimos anos, o Dicastério para a Comunicação Social pediu a vários centros e artistas gráficos, salesianos e leigos, da Congregação mandarem esboços dos quais selecionar o pôster relativo à próxima Estreia: “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria através da pedagogia da bondade”. O ponto de partida para a criação das propostas foi a apresentação do tema da Estreia 2013, publicada no início de junho. Os desenhistas convidados tiveram algumas semanas para a criação das próprias propostas.
31 os desenhos chegados, o que tornou não fácil o processo de seleção e a opção final, processo que foi presidido pelo próprio Reitor-Mor, que acompanha com interesse também a comunicação da Estreia.
A proposta visual selecionada foi elaborada pela Secretaria para a Comunicação Social, da Inspetoria da Itália Meridional, coordenada pelo P. Pierluigi Lanotte.
O pôster se inspira no grande quadro, desenhado por Cosimo Musio, colocado na entrada de Valdocco – Dom Bosco com os braços abertos, seguido por uma grande multidão de alegres jovenzinhos –. Aqui faz-se uma reelaboração que repropõe a imagem de Dom Bosco com um ‘grupo’ de jovens de várias partes do mundo: a imagem exprime a Atenção privilegiada aos jovens e como o Carisma e o Sistema educativo salesiano se tenham difundido por todo o mundo.
Uma risca luminosa partindo do alto envolve o santo formando no peito um coração – sinal da bondade (ou 'amorevolezza') e da pedagogia da bondade por ele encarnada –, e passa pelo braço e mão esquerdos, finalizando no direito em sinal do empenho concreto e cotidiano que ao educador compete irradiar.
Pode-se baixar de sdb.org a imagem em alta resolução do pôster nesta língua e pedir o ‘file’ originário para eventuais outras línguas e adaptações.
Publicado em 13/09/2012