Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/9/2012 - RMG - Avaliação e Orientações para a formação intelectual salesiana
Fotos do artigo -RMG – AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTELECTUAL SALESIANA

(ANS – Roma) – Hoje o Conselheiro Geral para a Formação, P. Francesco Cereda, enviou aos Inspetores os resultados da “Avaliação da formação intelectual na formação inicial" salesiana, processo que tem envolvido toda a Congregação a partir do ano 2008.

O Conselheiro convida a Comissão inspetorial para a formação, o Conselho inspetorial e o “Curatorium” de cada comunidade de formação a atuarem as indicações emersas e aprovadas pelo Reitor-Mor e pelo Conselho geral, no passado dia 25 de julho. Cinco as conclusões.

A primeira se refere à formação intelectual e à maturação na vocação e na missão salesiana. “A formação intelectual deve ser mais integrada, em unidade harmoniosa, com todas as demais dimensões da formação; para isso, é necessário que dê uma atenção maior aos aspectos afetivos da pessoa. Ela se preocupe em formar não apenas a mente mas também o coração, oferecer motivações, suscitar convicções, mover os afetos do formando”.

Segue-se a promoção dos centros de estudo para o pós-noviciado e a formação específica que deverão buscar a qualidade e formar à identidade carismática salesiana. “É preciso ter a coragem de abrir novos centros salesianos de estudo onde a Congregação está em crescimento, ou a unir-se em colaboração interinspetorial onde a Congregação está em diminuição”. Para tal fim o Conselheiro se empenha em continuar o discernimento e o diálogo com as Inspetorias interessadas.

A terceira conclusão se refere aos programas de estudo, ou seja, aos conteúdos a serem desenvolvidos nas várias fases da formação. A aplicação das linhas operativas indicadas pela 'Ratio' nem sempre foi eficiente. No passado encontrou-se deficiência nos estudos salesianos – que melhoraram depois da aprovação do programa de salesianidade – e nos programas dos noviciados ou na atenção pedagógica dos pós-noviciados. “A disparidade dos programas, enfim, tornava e ainda torna difícil a coordenação dos estudos para as colaborações interinspetoriais”.

À luz do “Decreto para a reforma dos estudos eclesiásticos de filosofia”, publicado em janeiro de 2011, pela Congregação para a Educação Católica, foram redesenhados os estudos do pós-noviciado. O documento foi aprofundado pelo Dicastério para a Formação com a Faculdade de Filosofia, da UPS, e, em março passado, com os diretores e com os encarregados dos estudos dos pós-noviciados. “No ‘Programa de estudo’ do pós-noviciado, agora indicado, encontram-se os cursos necessários para atuar a reforma e obter um Diploma bienal pontifício em filosofia. Pedimos aos nossos centros de estudo para aderirem a este Diploma e, portanto, «associar-se» com a Faculdade de Filosofia da UPS”.

A quinta prioridade se refere à preparação dos professores salesianos. “Não podemos ter estudos de qualidade, elevar o nível cultural na Congregação, garantir a identidade carismática nos estudos, se não prepararmos docentes salesianos, também com título de doutorado” – escreve o Conselheiro para a Formação, evidenciando como nem todos os centros de estudo têm um programa de qualificação de docentes.

Publicado em 03/09/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês