Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/7/2012 - Quênia - Pequenas Comunidades Cristãs e seus líderes, no campo de Kakuma
Fotos do artigo -QUÊNIA – PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS E SEUS LÍDERES, NO CAMPO DE KAKUMA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Kakuma) – Domingo, dia 1º, e domingo, dia 15 de julho, na obra salesiana “Santa Cruz”, dentro do campo de refugiados, em Kakuma, realizaram-se dois seminários formativos para líderes das Pequenas Comunidades Cristãs (PCC), da Paróquia. A realidade das PCC é comum em muitas partes do mundo, especialmente na África. Seus líderes prestam um serviço essencial à vida eclesial e social, nos lugares em que estão presentes.

O Concílio Vaticano II definiu a Igreja “instrumento de comunhão com Deus e de unidade entre todos os povos”. No campo de refugiados de Kakuma isso se manifesta visivelmente através a ação pastoral de numerosos leigos empenhados, que ajudam os poucos sacerdotes presentes em sua missão pastoral .

Na paróquia Santa Cruz os cristãos provêm do Sudão do Sul, Congo, Burundi, Ruanda, Etiópia, Eritreia e Uganda. Como cada dia chegam novos refugiados que não conhecem nem inglês nem suaíli, as duas línguas oficiais no Quênia, são as mesmas PCC a realizar o primeiro contato entre os novos refugiados e a Igreja.

As 15 PCC, de Kakuma, aproximam os fiéis à Igreja e desempenham um papel essencial na construção da unidade entre vários grupos étnicos e nacionais. Graças à sua ação, apesar das diferenças, a paróquia se torna o primeiro centro de unidade e um lugar acolhedor onde a gente está disposta a ajudar-se reciprocamente, a crescer na Fé e na vida cristã.

A guiá-las são os líderes escolhidos pelas mesmas comunidades. Trata-se quase sempre de católicos empenhados, com intensa vida sacramental. Por vezes, quando as suas capacidades e participação à vida paroquial e comunitária são evidentes, mas não há neles ainda plena coerência de vida cristã: então a comunidade elege esse fiel para ser líder e o acompanha rumo à plena comunhão.

Outro critério relevante é com freqüência ‘saber ler e escrever’, visto que muitíssimos em Kakuma são analfabetos. Muitos jovens escolarizados foram eleitos líderes: agora proclamam e ensinam a Palavra de Deus nas várias comunidades. Seja como for, os líderes eleitos frequentam cursos de formação na Paróquia.

Entre os deveres dos líderes estão aqueles de guiar os membros segundo os ensinamentos da Igreja e segundo as orientações da paróquia; servir de meio de ligação entre o pároco e os catecúmenos; facilitar os encontros de oração semanais; representar a comunidades nas reuniões paroquiais e participar do conselho pastoral; desempenhar atividades de informação entre paróquia e os fiéis, e vice-versa; ajudar o pároco a promover a animação litúrgica, pastoral e catequética na comunidades.

Com o auxílio de sacerdotes, de religiosas, de catequistas e de líderes, os membros das PCC aprendem a amar cada vez mais a Deus e a viver o Evangelho com os próprios irmãos. As PCC, em Kakuma, se reúnem semanalmente. Animam momentos de partilha, oração e catequese.

Publicado em 18/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês