Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/5/2012 - Brasil - Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora rumo à JMJ do Rio
Fotos do artigo -BRASIL – SALESIANOS E FILHAS DE MARIA AUXILIADORA RUMO À JMJ DO RIO

(ANS – São Paulo) – Os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora, das respectivas Inspetorias Maria Auxiliadora e Santa Catarina de Sena reuniram-se em 19 de abril, na Casa inspetorial, em São Paulo, para iniciar uma caminhada de preparação das comunidades salesianas para ‘JMJ Rio 2013’. O encontro foi coordenado pelo P. Antônio Ramos Prado SDB, Conselheiro da Comissão Episcopal para a Pastoral, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Entre os 35 participantes, estava também o Inspetor de São Paulo, P. Edson Donizetti Castilho; o Delegado Inspetorial para a PJ, P. Alexandre Luís de Oliveira; e a Delegada Inspetorial, Ir. Teresa Cristina Pisani Domiciano. Abrindo os trabalhos, o Inspetor recordou: “Como dizia Dom Bosco, os jovens são o nosso pensamento de fundo: são eles que presidem às nossas opções e não podemos abandonar ou atraiçoar Dom Bosco”.
 
Sucessivamente o P. Prado apresentou uma breve panorâmica acerca da gênese da JMJ, do Rio de Janeiro: contou que o pedido para realizar a JMJ no Brasil foi apresentada a Bento XVI, em 2007, pelo salesiano Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar de Campo Grande, na cerimônia feita no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, na presença de mais de 30 000 jovens; e que sucessivamente se escolheu celebrá-la em 2013. O P. Prado recordou também a chegada a São Paulo da Cruz e do Ícone mariano da JMJ, no dia 18 de setembro de 2011, quando foram recebidos por mais 100 000 pessoas. Atualmente os dois símbolos estão peregrinando pelo país, recebendo a homenagem e a veneração sobretudo dos Jovens.

Entre outras informações dadas, o P. Prado disse que para a JMJ do Rio esperam-se mais de dois milhões de peregrinos, de todo o mundo, para o que será necessária a mobilização de mais de 60 000 voluntários, para os vários papéis e mansões. Quanto ao mundo salesiano, espera-se a participação de (entre eles e elas) mais de 10 000 Jovens do MJS ou AJS – Articulação da Juventude Salesiana. A Equipe da CNBB responsável pela organização se compõe de Comissões e Departamentos, que se reúnem mensalmente para avaliar o andamento da Programação.

A informação sobre a população carcerária brasileira – segundo a qual a maior parte dos detentos são jovens adultos de idade entre 18-29 anos – preocupa os organizadores da JMJ, porque ela se dirige a todos os jovens: e também esses fazem parte da Igreja.

O Conselheiro da CNBB para a JMJ Rio também insistiu sobre a importância de se predispor uma organização à altura para receber os peregrinos nas Dioceses, e realizar atividades sociais, espirituais e culturais tendo em vista o evento.

As inscrições dos jovens dos ambientes salesianos na JMJ serão abertas no próximo mês de julho, através do sítio oficial do evento. Para facilitar a acomodação dos jovens, além disso, será necessário registrar-se junto à AJS, isto é: junto ao MJS. Para tal fim todas as obras salesianas receberão uma carta, com informações detalhadas.

Publicado em 02/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês