Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/5/2012 - Nicarágua - A Capela Maria Auxiliadora completa 90 anos
Fotos do artigo -NICARÁGUA – A CAPELA MARIA AUXILIADORA COMPLETA 90 ANOS

(ANS – Granada) – A comunidade salesiana e os paroquianos da cidade de Granada festejaram, no dia 14 de abril passado, o 90° aniversário da Capela Maria Auxiliadora. Ato principal foi a Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Jorge Solorzano, e concelebrada pelo P. Enrique Obando, Diretor da casa salesiana, e por outros Sacerdotes salesianos e diocesanos. Na ocasião, foi consagrado o Altar, reestruturado em 2005.

O Salesiano Irmão, Sr. Ramón Alonso, procedeu a uma rápida rememoração da chegada dos Salesianos, recordando que “a construção da capela de Maria Auxiliadora começou em 1921, ano do centenário da independência, e se concluiu no dia 12 de abril de 1922, segundo as previsões de P. José Misieri, que desejava com isso celebrar o décimo aniversário da chegada da comunidade salesiana ao Nicarágua”.

Durante a Eucaristia foi também relembrada a Bv. Irmã Maria Romero FMA, de quem se orgulham todos os habitantes de Granada. Presentes os representantes de toda a Família Salesiana, Colaboradores e Amigos da comunidade. Como sinal de gratidão, além disso, uma coroa de flores foi deposta no túmulo da benemérita Sra. Da. Helena Arellano, grande colaboradora do P. Misieri.

A Capela de Maria Auxiliadora, em estilo gótico, caso único na Nicarágua, ficou por vários anos fechada devido aos danos provocados pelos terremotos ocorridos em Masaya entre 6 e 7 de julho de 2000. Em 2004, a Inspetoria Salesiana Centro-América nomeou uma comissão, coordenada pelo P. Ricardo Chinchilla, com a finalidade de recomeçar a reestruturação da Capela. O P. Rafael Humana; o Historiador José Joaquín Cuadra; o então Presidente da Câmara de Comércio Americana, do Nicarágua, René González; e um jovem recém-laureado chileno, Guillermo Arguello, deram início à obra.

Graças à colaboração econômica de quantos estiveram próximo à obra, a Capela foi reconstruída. Hoje, segundo o P. Obando, as pessoas que frequentavam a capela antes do terremoto sequer percebem que os alicerces e as paredes foram substituídas por outras de cimento, visto que todos os detalhes foram conservados tais e quais. O Altar, consagrado na Celebração, já havia sido refeito em 2005.

“A memória histórica não serve apenas para recordar os que nos precederam no sono da paz mas também para descobrir quanto empenho e quantas lutas estão presentes nas obras dos nossos dias. Conservá-las é um mérito e um empenho, porque são a história real de um povo” – disse Dom Solorzano.

A presença salesiana na Nicarágua consta do Instituto Dom Bosco, de Masaya; do Instituto Dom Bosco e a Capela Maria Auxiliadora, de Granada; e do Centro Juvenil Dom Bosco, de Manágua.

Publicado em 01/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês