Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/4/2012 - Chile - Dia internacional do menino de rua: autoridades visitam a casa “Don Bosco Acompaña”
Fotos do artigo -CHILE – DIA INTERNACIONAL DO MENINO DE RUA:  AUTORIDADES VISITAM A CASA “DON BOSCO ACOMPAÑA”
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Santiago) – Quinta-feira, 12 de abril, por ocasião do dia internacional do menino de rua, diversos importantes funcionários governativos visitaram as crianças e os adolescentes da casa ‘Dom Bosco Acompanha’, de Santiago, Chile, animada e dirigida pela “Fundación Don Bosco”. Acolheu-os também o Inspetor do Chile, P. Alberto Lorenzelli.

Visitaram a casa Dom Bosco Acompanha o Ministro para o Desenvolvimento social, Dr. Joaquín Lavín; o Ministro da Justiça, Dr. Teodoro Ribera; o Diretor do Serviço nacional para crianças e adolescentes (Sename), Dr. Rolando Melo; e o Diretor Executivo da ‘Fundación Don Bosco’, Sergio Mercado.

As autoridades entretiveram-se com as crianças e os adolescentes lendo suas experiências e os seus sonhos reportados em escritos e desenhos expostos no seu mostrador interno. Os membros do Governo puderam conhecer a realidade dos pequenos e prometendo empenhar-se por melhorar as atividades e expandir a cobertura econômica aos projetos a eles dedicados. Na ocasião, de fato, anunciou-se a criação de uma Secretaria Nacional para o Menino de Rua.

“Estamos conscientes de que a rua é atraente e apresenta suas oportunidades. Mas implica também riscos. É nosso dever proteger as crianças desses perigos. É um processo gradual. E para obter a reinserção é necessária uma ação a ser feita quanto antes” – disse o Ministro da Justiça, sublinhando que pela primeira vez se celebrava o dia internacional do menino de rua, no Chile.

Também o Ministro do Desenvolvimento Social empenhou-se por que as crianças e os adolescentes deixem a rua: “Impusemo-nos como meta para este ano salvar 200 crianças da rua. Há para isso uma reserva especial de 230 milhões de pesos, destinados a Santiago e a outras quatro regiões do país em que há maior porcentagem de crianças em tal situação: Tarapaca, Antofagasta, Valparaíso e Biobío”.

“Esses pequenos não tiveram a liberdade de escolher – disse o diretor da ‘Sename’ –. Tiveram de abandonar as próprias casas por causa de muitos sofrimentos e na rua acharam espaços de subsistência e companhia: são crianças que não consideram esta situação permanente; a nossa missão é ajudá-los a reencontrar a confiança nos adultos e reinserir-se nos ambientes de proteção”.

Segundo o Registro Nacional de Pessoas que vivem na rua, em 2011, sobre 12.423 que padecem essa situação, 785 eram crianças e adolescentes. O Sename desenvolve uma oferta especializada, através dos seis projetos ativos na Região Metropolitana de Santiago, dois dos quais administrados pela “Fundación Don Bosco”. O objetivo desses programas é encorajar as crianças e os adolescentes a abandonarem a rua, oferecendo uma alternativa de vida protegida, e a reinserção social, graças a intervenções psicossocial e comunitária, em vários setores da vida do menor – criança ou adolescente.

Publicado em 20/04/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês