Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/3/2012 - República Democrática do Congo - “Dom Bosco chegou!”
Fotos do artigo -REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO – “DOM BOSCO CHEGOU!”
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Kinshasa) – Sexta-feira passada, 16 de março, a Relíquia de Dom Bosco iniciou a sua peregrinação por entre o povo da República Democrática do Congo. A primeira etapa foi em Kinshasa, nos limites com a República do Congo, de onde a urna chegou.

Enorme a expectativa: no aeroporto, junto com o Inspetor salesiano, P. Jean-Cleaude Ngoy, e um grupinho de Membros da FS, estava também o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa. Depois do discurso de acolhida, pronunciado por duas crianças, a Urna foi conduzida à Catedral, escoltada pelo Corpo de Polícia.

Dom Bosco ia abrindo caminho por entre uma grande multidão de pessoas, fiéis, curiosos, sobretudo de muitos jovens que gritavam com “Aye Dom Bosco!” isto é: “Dom Bosco chegou!”): enfim, a urna ingressou na igreja, por entre o entusiasmo dos jovens e das meninas, que em sua honra atiravam flores, acendiam velas e em coros proclamavam suas ovações ao Santo! No discurso de boas-vindas, o Inspetor agradeceu ao Reitor-Mor pela iniciativa da Peregrinação. Sucessivamente, a começar pelo Cardeal Monsengwo Pasinya, todos os fiéis rezaram perante Dom Bosco, venerando-lhe a Relíquia, enquanto alguns salesianos proclamavam trechos da vida de Dom Bosco.

De tarde houve tempo para uma liturgia penitencial e foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Adolfo Tito Yllana, na presença de numerosas Autoridades, de vários Embaixadores de diversas nações. A urna foi a seguir velada pelos Fiéis até ao amanhecer.

Também nos três dias seguintes a urna ficou na cidade de Kinshasa, na qual foi levada a visitar as várias obras salesianas. Sábado, 17, foi primeiramente à comunidade “Café-Mozart”, das Filhas de Maria Auxiliadora, onde o cardeal Monsengwo Pasinya presidiu a Eucaristia; e, sucessivamente, à paróquia São Kiwanuka, de Kingabwa, onde o discurso de acolhida ao Santo dos jovens foi feito por uma menina.

O domingo, 18, foi totalmente dedicado ao encontro dos jovens com Dom Bosco. A relíquia ficou na obra salesiana de Masina, sede outrossim de um Centro profissional. Pela manhã foram-se sucedendo várias Santas Missas: a finalidade era possibilitar a Eucaristia a todos os numerosos jovens e adolescentes que quisessem. Depois, a partir do início da tarde, começou-se uma grande festa, com atividades culturais de que participaram também artistas bem conhecidos dos jovens do lugar, e um concerto do Coro local. De noite, mais um momento de oração comum perante a Urna encerrou a Festa.

Segunda-feira, 19, quem acolheu a urna foram os jovens e a comunidade salesiana da Casa de Lukunga. Para a ocasião, além dos momentos de veneração e das várias Santas Missas celebradas na presença da Urna, foi organizada também a projeção de um filme sobre Dom Bosco.

Publicado em 22/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês