Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/3/2012 - Bolívia - Dom Tito Solari: 25 Anos de Episcopado
Fotos do artigo -BOLÍVIA – DOM TITO SOLARI: 25 ANOS DE EPISCOPADO

(ANS – Cochabamba) – Segunda-feira, 19 de março, Dom Tito Solari SDB, Arcebispo de Cochabamba, presidiu na Catedral mui solene Eucaristia em que festejou 25 Anos de Serviço Episcopal. Acompanhava-o nesse dia de festa os Bispos de todo o País, sacerdotes diocesanos, religiosos, seminaristas, autoridades civis e muitíssimos fiéis. No fim da Celebração o Arcebispo recebeu numerosos prêmios e distinções.

No início da Celebração foram assinalados alguns dados sobre a história do Prelado: Ele de fato trabalha na Bolívia desde 1974; foi eleito bispo titular de Águas Novas da Numídia e Auxiliar de Santa Cruz de la Sierra no dia 16 de dezembro de 1986; foi ordenado Bispo no dia 19 de março de 87; foi nomeado Arcebispo Coadjutor em 7 de março de 1998 e Arcebispo diocesano em 8 de julho de do 1999.

Na homilia o Prelado manifestou a sua gratidão aos Bispos presentes e depois, abrindo os braços para os fiéis, disse: “Vós sois a minha Família”. Sucessivamente, evocando as suas origens salesianas, convidou a não se concentrarem tanto nele, mas nas crianças, nos pobres e nas jovens vítimas da droga.

Exatamente aos jovens presentes Dom Solari disse: “Eu quero tanto bem aos jovens: são a razão de ser da minha vida: atraem-me desde as profundezas. Sinto que são disponíveis para acolher pessoas que descobriram o sentido da vida e se deixam levar por elas, as acompanham docilmente. Nos jovens, eu descubro a ternura, a maravilha, o desejo de viver em plenitude, o fascínio por buscar e descobrir o amor de Deus, a inocência, a miséria que precisa da misericórdia. Há deveras tantas coisas que me comovem nos jovens! Desejo que todos eles descubram quanto Dom Bosco lhes queira bem e deseje fazê-los felizes!”.

Em seguida, o Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, leu a mensagem enviada pelo Papa Bento XVI para a ocasião do aniversário. Uma vez concluída a celebração, Dom Solari recebeu numerosos distinções: a Medalha “Sol de Septiembre”, do Alcaide de Cochabamba; nomeado “Pastor da Paz” pelo Governador do Departamento de Cochabamba, em sinal de agradecimento pela contribuição dada ao processo de pacificação e de mediação nos conflitos sociais. Outros reconhecimentos vieram da Comissão Episcopal para a Educação, da Associação das Escolas Particulares da Bolívia, da Federação dos Empresários das entidades empresariais de Cochabamba, da Federação dos Operários, da Obra Central Departamental e da Comunidade Paroquial de São Carlos de Yapacaní.

Dom Solari, enfim, depois agradecer a todos, compartilhou um momento de festa e fraternidade com os vários Bispos, os Religiosos, os Sacerdotes, os Catequistas e os Fiéis presentes.

Publicado em 21/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês