Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/3/2012 - Suíça - O Direito de Educação à Paz das crianças libanesas
Fotos do artigo -SUÍÇA – O DIREITO DE EDUCAÇÃO À PAZ DAS CRIANÇAS LIBANESAS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Genebra) – O Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e o Voluntariado Internacional para a Educação, a Mulher e o Desenvolvimento (VIDES) promoveram um evento paralelo à 19ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos, intitulado: “O Direito de Educação à Paz das Crianças Libanesas”. Realizado terça-feira, 13 de março, no “Palais des Nations”, de Genebra, o evento reportou a experiência das duas escolas salesianas de Hadath Balbeek, exemplos de boa práxis e sinal de esperança para o Oriente Médio.

Ofereceram o próprio testemunho: a Ir. Lina Jean Abou Naoum, Diretora das escolas das FMA - “Marie Dominique” e “Don Bosco” -, de Hadath Baalbek, Líbano; e a Sra. Ghada Zoghby, professor na escola elementar por mais de 25 anos. A Ir. Abou Naoum descreveu o projeto salesiano, iniciado em 1974, e explicou que o empenho educativo não visa apenas acolher os mais necessitados mas também realizar um ponto de encontro entre as famílias cristãs e muçulmanas.

A escola acolhe atualmente 924 crianças, das quais 862 são muçulmanas xiitas e 62 cristãs ortodoxas e maronitas. As opções feitas para atuar uma plena educação à paz foram: o tratamento paritário de todas as crianças, o grande profissionalismo e capacidade dos professores (cristãos ortodoxos e maronitas, muçulmanos sunitas e xiítas) e a escolha da sexta-feira e do domingo como dias não letivos.

“Conseguiu-se criar uma atmosfera de respeito e amor, num pequeno povoado que, com seu mosaico de diferenças, representa muito bem o Líbano e que se poderia repetir em todo o país” – disse para encerrar a Ir. Abou Naoum.

A Sra. Zoghby, professora muçulmana, descreveu as atividades que são promovidas para educar as crianças à paz, a fim de que elas aprendam a aceitar os outros e a viver pacificamente entre si.

Do evento participou também o Embaixador do Líbano, Dr. Najla Riachi Assaker; Dom Silvano Tomasi, Observador Permanente da Santa Sé na ONU; o Embaixador da Costa Rica, Christian Guillermet-Férnandez; e Helena Ippoliti, membro do Alto Comissariado dos Direitos Humanos. Além disso, Lorenza Pastore e Maria D’Onofrio ilustraram respectivamente a metodologia educativa de educação à paz do IIMA e o papel dos jovens no processo de construção de paz de VIDES Internacional. Enfim Fujii Kazonari, representante do Soka Gakkai International, sublinhou a importância de uma educação aos direitos humanos para a construção da sociedade pacífica.

Presentes ao evento também algumas crianças do Instituto “La Salésienne”, de Veyrier, Suíça, que no passado mês de novembro iniciou um projeto de intercâmbio epistolar com os alunos das escolas das FMA, de Hadath Baalbek, escrevendo-se a respeito de “Construir a paz”. Laure Mourlo Beernaert, professor da escola de Veyrier, descreveu enfim como é vivido o respeito e a convivência dentro da escola e como é consolidada a cultura da paz.

Publicado em 16/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês