Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/3/2012 - Sudão - St. Joseph, centro de excelência com futuro incerto
Fotos do artigo -SUDÃO – ST. JOSEPH, CENTRO DE EXCELÊNCIA COM FUTURO INCERTO

(ANS – Cartum) – Realizou-se nestes dias em Cartum, Sudão, a fase de avaliação do projeto  “Yes - Youth Empowerment In Sudan” (Confirmar a juventude no Sudão) em favor dos jovens refugiados, financiado pela União Européia (EU) e implementado pelo Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), para apoiar o centro de formação profissional St. Joseph, dos Salesianos: um projeto com futuro incerto.

O projeto YES visa melhorar as condições de vida dos jovens sudaneses que por vários motivos tiveram de abandonar as próprias cidades e estão residindo como refugiados no centro salesiano St. Joseph, levado à frente por diversos anos pelos voluntários do VIS, objetivando a formação profissional dos jovens.

Terça-feira, 29 de fevereiro, chegou à obra salesiana a Dra. Sara Belleni Morante, consultora selecionada pelo VIS para realizar o trabalho de análise e avaliação. Através de numerosos encontros e questionários, a consultora salientou o grau de aderência aos objetivos propostos em 2008 e o desenvolvimento e a atuação do projeto, relativamente às mudanças do contexto e das necessidades emersas em 4 anos.

Os primeiros resultados colhidos das análises mostram como um bom número dos jovens diplomados no St. Joseph, apesar da difícil crise econômica e política que está atravessando o Sudão, só a poucos meses da divisão do país, consiga inserir-se no mundo do trabalho, ou como alternativa, decida continuar os estudos para profissionalizar-se ulteriormente também com estudos universitários.

Esta, todavia, é uma fase bastante delicada para o prosseguimento das atividades. Está em curso a passagem de responsabilidade, de um voluntário VIS ao sucessivo e, sobretudo, terminou o plano de financiamento por parte da União Europeia. Acrescente-se que por causa da inflação, a comunidade salesiana encontra-se agora em dificuldades para manter esses serviços e aquela qualidade de ensino que tornaram o St. Joseph um modelo entre os centros de formação profissional de Cartum.

Atualmente o serviço que permitia aos estudantes usufruir do transporte gratuito foi contado por falta de fundos e o horário de formação foi reduzido. Tornou-se urgente achar novas fontes de renda para o St. Joseph e alguns tópicos são emersos do grupo de trabalho que realizou-se nestes dias: módulos especializados de formação orientados a particulares, a serem ministrados em horários extra-escolares; e o reforço da capacidade produtiva. Outra idéia para facilitar a inserção laboral dos jovens é o financiamento através do micro-crédito de projetos para a abertura de pequenos negócios.

Publicado em 14/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês