Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/3/2012 - Chile - 125 anos de presença salesiana
Fotos do artigo -CHILE – 125 ANOS DE PRESENÇA SALESIANA

(ANS – Concepción) – Ontem, terça-feira, 6 de março, se completaram 125 anos desde que os salesianos iniciaram no Chile o seu Projeto educativo e evangelizador, que agora se estende por todo o país, em 15 cidades, desde Iquique a Punta Arenas. A data relembra o início da primeira casa salesiana, em Concepción, onde agora surge uma escola com mais de 1500 alunos.

Recorda o historiador salesiano P. Simon Kuzmanić: “O Conselho Geral da Congregação da época decidiu, desde a Itália, fundar a primeira casa salesiana do Chile, em Concepción, assumindo a gestão e a administração da Escola-laboratório São José’ – atualmente sede da escola industrial do Instituto – fundada pelo P. Herrera Espiridión, secretário do Bispo”.

Em fevereiro de 1887, seis salesianos partiram de Buenos Aires, Argentina, para o Chile, rumo a Concepción. Foram de trem até Mendoza e dali iniciaram a travessia da Cordilheira dos Andes, em lombo de burro, como se usava na época. Chegaram a Santiago no dia 3 de março e a Concepción, no dia 6 de março.

No fim de março a escola-laboratório assumida pelos salesianos já contava doze alunos residentes, que mui cedo se tornaram 40. No fim do ano, o número era de 60, sem contar as mais de 100 crianças e adolescentes que nos domingos frequentavam o oratório festivo. Em pouco tempo a casa se tornou uma atração para todos, sobretudo para os pequenos: nunca se vira antes um grupo de religiosos a passar o domingo divertindo-se, correndo e gritando como crianças.

Quatro meses mais tarde, outro grupo de salesianos, guiados pelo monsenhor José Fagnano – Prefeito Apostólico para a Patagônia Meridional, a Terra do Fogo e as Ilhas Malvinas – desembarcou no pequeno centro de Punta Arenas: fundou uma escola, assumiu uma paróquia, abriu um observatório meteorológico (todas obras ainda ativas) e iniciou o trabalho pastoral com as tribos dos indígenas.

Logo após, abriram-se os laboratórios “El Salvador” em Talca. Depois de um ano, a presença salesiana no Chile contava já com três casas para a educação dos jovens e eram mais de 500 as crianças que se divertiam junto com seus professores, tanto nas escolas quanto nos oratórios festivos.

Hoje a Congregação Salesiana no Chile leva avante 22 escolas, 19 entre paróquias e santuários, uma universidade, fundações a serviço das crianças, dos adolescentes e dos jovens em estado de vulnerabilidade social e moral, e outras obras ao serviço da Missão.

Um elemento de novidade: para completar estes primeiros 125 anos de presença no Chile, fez-se uma total renovação do sítio da Inspetoria salesiana, algo muito dinâmico e dotado de inúmeros recursos informativos sobre todas as obras.

Publicado em 07/03/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês