Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/2/2012 - Estados Unidos - Salesianos contra a pobreza para prevenir HIV
Fotos do artigo -ESTADOS UNIDOS – SALESIANOS CONTRA A POBREZA PARA PREVENIR HIV

(ANS – Nova Iorque) – Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012, o P. Thomas Brennan SDB, representante da Congregação junto às Nações Unidas, organizou e moderou um fórum intitulado “A pobreza: uma causa e também uma consequência da infecção por HIV”. O evento, correlacionado com a reunião da Comissão sobre o Desenvolvimento Social das Nações Unidas, levantou questões assaz significativas e examinou o impacto das infecções por HIV sobre os indivíduos, as famílias e a sociedade.

O primeiro relator foi o Dr. Joyce Hunter, médico do Centro para os Estudos Clínicos e Comportamentais sobre a HIV, da organização internacional para o desenvolvimento e a tutela da saúde “Deutsche Stiftung Weltbevoelkerung” (DSW). O Dr. Hunter, pesquisador de larga experiência, apresentou dados atualizados sobre a incidência do vírus entre adolescentes, e o desafio urgente representado pela presença de 3,8 milhões de pessoas com menos de 15 anos que convivem com o HIV.

Eric Sawyer, Consultor do Programa de Colaboração da Sociedade Civil “UNAIDS”, apresentou a iniciativa “Pobreza: impacto e implicações rumo aos Três Zeros”, que se entrelaça com o programa lançado pela UNAIDS para conseguir ‘zero novas infecções’, ‘zero mortos por infecção’ e ‘zero discriminações’. O Sr. Sawyer apresentou o estado da pesquisa sobre HIV, as atitudes sociais e a necessidade de enfrentar o problema em cada país, na consciência de que todos os povos estão envolvidos e que é necessário reexaminar as próprias atitudes e comportamentos.

A infecção por HIV e o seu impacto sobre famílias e comunidades numa área da Índia foram tratados pelo P. Felix Jones SVD, de VIVAT International, que apresentou uma fala intitulada: “O HIV impele famílias e indivíduos à pobreza mais extrema”. Do rendiconto das suas atividades com perto de 8.000 pessoas emergiu, numa área já pobre, que a infecção por HIV determinasse um ulterior agravamento do estado de pobreza e o consequente desespero da população.

Em seguida, uma professora de Saúde Pública Urbana e diretora do Centro para a Saúde Urbana e da Comunidade do Hunter College, Dra. Beatrice J. Kraussm, expôs uma relação sobre a concentração de HIV na área do Lower East Side, de Manhattan, EUA, que determina profundas tensões nas famílias e traumas especialmente nas crianças.

O P. Thomas Brennan fez enfim uma exposição sobre as respostas que a comunidade pode dar para combater ambos: HIV e pobreza.

No debate que se seguiu, assinalou-se a importância dos numerosos fatores que podem contribuir em favor da causa: educação, prevenção, mudança de atitudes, comportamentos responsáveis, cuidado e compaixão pelos doentes, e acesso aos remédios.

Publicado em 13/02/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês