Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/1/2012 - RMG - Chamados a iluminar a Palavra da Verdade
Fotos do artigo -RMG – CHAMADOS A ILUMINAR A PALAVRA DA VERDADE

(ANS – Roma) – Publicada ontem a Mensagem de Bento XVI para o XVI Dia Missionário Mundial (DMM), que se há de celebrar no dia 21 de outubro de 2012: “Chamados a iluminar a Palavra da Verdade”. Renova-se a importância do anúncio missionário e da partilha da fé. O Conselheiro geral para as Missões sublinha a participação salesiana no empenho da Igreja Universal.

A mensagem do Papa se perfila num ano caracterizado pelo 50° do Decreto conciliar "Ad gentes”, do início do ano da fé e na iminência do próximo Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização.

O Papa apresentou de forma clara os fundamentos sempre válidos na Igreja, para dar ímpeto e profundidade a qualquer iniciativa missionária. Em primeiro lugar, a missão está no mesmo coração da Igreja: “Temos necessidade portanto de retomar o mesmo elã apostólico das primeiras comunidades cristãs, que, pequenas e indefesas, foram capazes, com o anúncio e o testemunho, de difundir o Evangelho em todo o mundo então conhecido”.

Por outro lado, observa o Papa, o campo da missão no mundo hodierno se fez cada vez mais amplo, seja porque “se dilatou o número daqueles que não conhecem ainda Jesus Cristo”; seja porque, nos países de antiga tradição cristã, as pessoas se encontram com frequência desorientadas. “Grande parte da humanidade, que também tem fome e sede de Deus, deve ser convidada e levada ao pão de vida e à água viva, como a Samaritana que se dirige ao poço de Jacó e dialoga com o Cristo. E tal como raconta o evangelista João (…) a mulher no início não comprende, permanece em seu nível material, mas lentamente é levada pelo Senhor a fazer uma caminhada de fé, que a leva a reconhecê-lo como o Messias”.

Perante tais desafios o empenho missionário é reproposto pela necessidade de partilhar a fé por parte de todos os membros da Igreja: bispos ‘in primis’, porque “diretos responsáveis da evangelização no mundo”, mas também sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos. E com a consciência – esta várias vezes chamada em causa no texto – de que o núcleo central da missão continua o mesmo: “o Kerigma do Cristo morto e ressuscitado para a salvação do mundo, o Kerigma do amor de Deus absoluto e total para cada pessoa humana”, do que a seguir derivam também as intervenções da caridade, justiça, instrução, assistência medica, reabilitação, emancipação...

“Como salesianos nos sentimos plenamente em linha com quanto o Papa nos indicou. – observou o P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões salesianas –. O Capítulo Geral 26, celebrado em 2008, recuperou e aprofundou o lema de Dom Bosco: ‘da mihi animas’. Desde então como salesianos iniciamos uma caminhada de renovado empenho para a evangelização, individuando algumas dinâmicas que o Papa aponta na sua mensagem: ser surpreendidos pela Fé, evangelizar e deixar-se evangelizar”.

“A Congregação salesiana relançou este ano de 2012 – prossegue o P. Klement – o tema da evangelização, dando especial atenção à nossa experiência na Ásia e privilegiando a dimensão de racontar a história de Jesus às populações que vivem em contextos multi-religiosos”.

Publicado em 26/01/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês