Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/12/2011 - Tanzânia - Uma longa marcha e muitas etapas para a Urna de Dom Bosco
Fotos do artigo -TANZÂNIA – UMA LONGA MARCHA E MUITAS ETAPAS PARA A URNA DE DOM BOSCO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Moshi) – Continua o diário de viagem da Urna de Dom Bosco que, no dia da Solenidade da Imaculada C. de Maria, entrou na Tanzânia, onde há onze comunidades salesianas, da Inspetoria São João Bosco, da África Leste (AFE).

O passagem da urna do Quênia à Tanzânia, quinta-feira, 8 de dezembro, foi marcada por um considerável atraso nos procedimentos de aduana: nada menos que sete horas de espera. Os salesianos e os leigos empenhados no transporte da urna, todavia, não se abateram pela conjuntura burocrática. Porque o atraso transformou-se numa grande ocasião de evangelização: de fato muitos passantes, turistas e trabalhadores, tomados de curiosidade pela urna, fizeram perguntas e conheceram a história de Dom Bosco.

Devido ao acumulado atraso, a relíquia só chegou à cidade de Moshi no meio da tarde e foi levada imediatamente à Catedral, onde o Bispo local presidiu a Eucaristia, por entre danças e cantos dos fiéis em festa.

No dia 9 de dezembro, 50° aniversário da Independência do País, representou uma ocasião única para festejar a presença da Urna. O grande número de fiéis presentes às celebrações e a profunda devoção manifestada, demonstraram a eficácia do trabalho de preparação levado a termo nas paróquias e através da mídia. A manhã iniciou no seminário salesiano, de Dodoma, com um momento de oração, ao qual se seguiram as catequeses dos Bispos Dom Gervas Mwasikwabhila Nyaisonga, titular, e Dom Mathias Isujaa, emérito, os quais explicaram o sentido cristão das Relíquias. Na sucessiva Eucaristia Dom Isujaa recordou com comoção quando em 1980 convidou os Filhos de Dom Bosco a irem para a sua diocese. De noite, enfim, a relíquia foi levada à obra das Irmãs de Maria Imaculada (SMI).

Sábado, 10 de dezembro, a urna voltou para Iringa. A primeira parada se deu em Ilula, 40 km antes de Iringa, onde centenas de crianças esperavam a passagem da relíquia de Dom Bosco para poderem rezar ao Santo dos Jovens. Chegando finalmente à cidade, a urna só pôde ficar pouco tempo, porque uma grande multidão a esperava em Mkwawa. “Praticamente toda a cidade de Iringa saiu à rua para dar as boas-vindas a Dom Bosco” – comentou um salesiano da comunidade local.

Domingo, dia 11, Dom Bosco tocou as cidades de Ifunda e Mafinga. Para chegar à segunda localidade, a viatura teve de seguir pela importante Rodovia internacional que liga a cidade Dar es Salaam à Zâmbia, Maláui, Zimbábue e à Rep. Dem. do Congo: para a ocasião a polícia se empenhou por canalizar o trânsito e dar prioridade à passagem da Urna. Na paróquia salesiana de Mafinga foi celebrada a Missa, transmitida também pela Rádio Maria, na presença de muitas Autoridades – eclesiásticas e civis.

Kwa Ndege marcou a primeira etapa para a Relíquia na segunda, 12. Na igreja havia muitíssimos jovens, acompanhados pelos noviços, os quais participaram animando o momento de oração. Sucessivamente a urna foi levada a Morogoro, onde o Vigário Geral da Diocese presidiu a Eucaristia na Catedral citadina. A urna ficou ali também no dia seguinte, reunindo muitíssimas pessoas. Mui felizes os salesianos do lugar, também pelo fato de que estão na cidade há apenas dois anos.

Publicado em 14/12/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês