Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/10/2011 - Quênia - I Seminário ACSSA na África-Madagascar
Fotos do artigo -QUÊNIA – I SEMINÁRIO ACSSA NA ÁFRICA-MADAGASCAR

(ANS – Nairóbi) – Começou ontem, 11 de outubro, no “Don Bosco Youth Educational Services”, de Nairóbi, Quênia (África), o I Seminário da Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA), na Região Salesiana África-Madagascar. O seminário propõe-se partilhar a documentação das obras de Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora no Continente, com a finalidade de consolidar a identidade salesiana.

Do seminário ACSSA “História e Identidade salesiana. Produção e uso das fontes, conservação do patrimônio cultural”, em programa até sexta-feira, 14, participam os representantes de todas as Inspetorias e Visitadorias dos Salesianos (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de todo o Continente Africano, incluído Madagascar. Especialmente se assinala a presença da Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das FMA; a Ir. Piera Cavaglià, Secretária do mesmo Instituto; o P. Guillermo Basañes, Conselheiro Regional dos SDB; a Ir. Grazia Loparco e P. Stanislaw Zimniak, respectivamente Presidenta e Secretário ACSSA .

Ontem iniciaram as primeiras atividades do seminário. Em primeiro lugar deu-se à leitura a saudação enviada pelo Reitor-Mor, que relembrou a atenção dada pelos Reitores-Mores de Dom Bosco – P. Ricaldone e P. Vecchi – ao trabalho historiográfico e de documentação; e sublinhou como essas atividades sejam núcleos importantes para a transmissão do carisma: “Asseguro-vos que o vosso trabalho está a serviço do mundo juvenil, que precisa, de contínuo, dos testemunhos credíveis – inclusive documentados – do amor de Cristo Ressuscitado” – disse o P. Chávez.

A seguir falou a Revda. Madre Reungoat, que depois de ter agradecido aos organizadores, afirmou: “Em nossa Família religiosa, a partir das origens e até hoje, aparece evidente como o presente seja devedor de um passado, que é premissa para um futuro cheio de esperança”. Mostrou também a Superiora das FMA que a fidelidade criativa e o elã rumo ao futuro podem ser favorecidos pelo conhecimento histórico, exatamente porque o estudo histórico permite a transmissão da identidade entre as gerações.

A Ir. Loparco, enfim, louvou a participação de todas as Inspetorias e Visitadorias do Continente, condição necessária para tentar delinear um percurso comum entre presenças assaz diferentes, mas todas confluindo à mesma história religioso-salesiana, de alcance mundial. 

Com a reflexão da Ir. Maria Rohrer – “Por que escrever história salesiana” – e o sucessivo laboratório, tiveram início as atividades do seminário.
 
Publicado em 12/10/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês