Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/10/2011 - Itália - Dom Bosco, os Salesianos, a unidade da Itália
Fotos do artigo -ITÁLIA – DOM BOSCO, OS SALESIANOS, A UNIDADE DA ITÁLIA

(ANS – Castelnuovo Don Bosco) – Por ocasião do Tricinquentenário da unidade italiana, a seção piemontesa da Associação de Vida Consagrada (AVC) promoveu um ciclo de conferências e reuniões, intitulado: “Uomini e donne di Fede nel Risorgimento” (Homens e mulheres de Fé no ‘Risorgimento’) com a finalidade de apresentar a contribuição dada pelos consagrados religiosos à sociedade italiana, nos anos da unificação, e também depois. Sexta-feira, 23 de setembro, a Terra Natal de Dom Bosco sediou um encontro sobre o Fundador da Congregação e a Obra salesiana.

O congresso teve um único relator, P. Francesco Motto, Diretor do Instituto Histórico Salesiano, de Roma, que apresentou a contribuição intitulada “Artefici di unità nonostante tutto. Don Bosco, la Famiglia Salesiana e i ‘Padri (o patrigni) della patria’: due facce diverse del risorgimento e dell’unità dItalia”.

Esclarecido o contexto em que se realizou a unidade italiana – nos relacionamentos entre forças laicas, e em certos casos anticlericais, e cultura e população católica – o historiador salesiano aprofundou a contribuição dada por Dom Bosco à causa da italianidade, com especial referência aos textos de história ou de escritos formativos, em linguagem acessível a todos.

Quanto à obra salesiana nascida de Dom Bosco, ilustrou o P. Motto a especificidade e dimensões das atividades salesianas realizadas na Itália através de oratórios e centros juvenis, centros de formação profissional, escolas, estudantados, colégios (ou internatos) e paróquias, sem esquecer as formas de auxílio específico em especiais situações ou contextos, como o apoio aos imigrados italianos pelas comunidades salesianas no exterior, ou o suporte oferecido por cada uma das casas salesianas da Itália por ocasião de emergências nacionais (calamidades naturais, duas guerras mundiais, Resistência…).

Concluindo – observou o estudioso –, “o modelo educativo salesiano desenvolveu-se buscando um próprio estreito relacionamento com a sociedade civil e inserindo-se operativamente na vida da Itália nova, (....) com, em geral, apreciadas funções de suplência, colaboração e subsidiariedade”.

O mês de outubro será marcado por outros dois significativos eventos sobre o tema:

  • no âmbito do ciclo promovido pela AVC-Piemonte, as FMA organizaram para sábado, 15 de outubro, em Nizza Monferrato, o encontro “Scrivete ‘Itália…’. E a escola começou a sua revolução. – Donne tra cultura e educazione. Da Nizza Monferrato alla Sicilia” – sobre a contribuição das FMA à educação da mulher, na Itália pós-unida. Falarão o Prof. Massimo Introvigne e a Profra. Grazia Loparco.
  • Quarta-feira 26 de outubro, a Sala Promoteca do Município de Roma sediará o Encontro  de Estudo “Salesiani e Figlie di Maria Ausiliatrice da 150 anni accanto ai giovani” (Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora há 150 anos ao lado dos jovens).

Publicado em 06/10/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês