Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/7/2011 - República Democrática do Congo - Recuperação de soldados mirins
Fotos do artigo -REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO – RECUPERAÇÃO DE SOLDADOS MIRINS
(ANS – Goma) – Foram perto de 36000 os soldados mirins libertados na Rep. Dem. do Congo nos últimos dez anos. Mas segundo os dados da UNICEF, pelo menos 6000 estariam ainda arrolados nas milícias irregulares. A Obra Dom Bosco, de Goma, está na linha de frente para dar assistência a esses ex-pequenos soldados.

“Os recrutamentos forçados continuam, sobretudo nas vilas da Província do Kivu do Norte. E as crianças que tentam fugir são torturadas ou mortas, por vezes na frente de outras crianças, a título de lição” – contou Paulo Urbano, responsável pelo setor sanitário da Cooperação Italiana num comunicado enviado ontem, 11 de julho de 2011, à Agência Jornalística Itália (AGI).

“Os progressos na luta contra a exploração de crianças e adolescentes em conflitos armados, são fruto do ‘Programa de desarmamento, desmobilização e reintegração’, coordenado pela UNICEF, em colaboração com ‘Amnesty International’ e com diversas outras Ongues internacionais. Segundo fontes médicas da Cooperação italiana, presente em Kinshasa desde 1999 e empenhada no plano internacional de libertação dos menores, “a situação tem melhorado muito. Mas continua crítica”.

“O nosso trabalho – explica ainda Urbano – consiste na reinserção social e civil das crianças porque esse recrutamento militar descompõe toda a sua existência”.

O comunicado da AGI atesta como a Obra Dom Bosco, de Goma, tenha sempre estado empenhada em acolher e recuperar os pequenos soldados libertados. Durante a retomada da guerra civil na região do Kivu, em 2008, o Centro salesiano foi o local em que milhares de refugiados, em fuga da guerra, puderam encontrar acolhida e apoio, servindo como centro de coordenação para várias organizações humanitárias internacionais.

Em novembro do ano seguinte, o Comitê espanhol da Unicef outorgou ao Centro o Prêmio Internacional “Los niños primero” (Antes as crianças), porque – como se diz na motivação – “em meio à guerra, às violações e à miséria, este Centro acolheu, educou, cuidou e nutriu perto de 26.000 crianças e adolescentes”.

Publicado em 12/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês