Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/6/2011 - México - Colônia para animadores salesianos
Fotos do artigo -MÉXICO – COLÔNIA PARA ANIMADORES SALESIANOS
(ANS – Cidade do México) – No fim de semana, 4-5 de junho, na sede da Inspetoria Nossa Senhora de Guadalupe do México-México (MEM), realizou-se um encontro citadino, de que participaram 165 jovens pertencentes ao programa de animadores salesianos. O encontro, denominado “Campo Rua 2011”, faz parte do projeto de iniciativas da Escola de Salesianidade, cujo objetivo é fazer experimentar aos jovens o clima do Oratório de Valdocco.

Os jovens animadores participantes seguem um curso de formação iniciado pela PJ da Inspetoria, com a duração de seis anos. O escopo principal é aprender da experiência de Dom Bosco. É por isso que o curso leva o nome de “Retorno a Valdocco”. Do encontro participaram também jovens salesianos em formação.

A reunião foi aberta por uma reflexão sobre ‘a aprendizagem significativa e o construtivismo’, levada avante pelo Dr. Francisco Ramón Botello. Em seguida, em grupos, os animadores aprofundaram o assunto, realizando uma “feira dos valores e das atitudes” de Dom Bosco. A seguir, o Dr. Francisco Cabrera aprofundou o tema “Formação integral, vida e testemunho”.

Na tarde do sábado, o P. Daniel García, Delegado para a Pastoral juvenil da MEM, e o Dr. Cabrera evidenciaram os elementos que um animador salesiano deve saber propor, para realizar a experiência de Valdocco, segundo as várias fases de crescimento: o “Club Juanitos” para as crianças, o “PAD” para os adolescentes, o MJS para os jovens e o “JOMIS” para os jovens adultos. O dia terminou com um momento de oração.

No dia seguinte, 5 de junho, domingo, depois de desfazer as tendas utilizadas na noite, os animadores participaram de uma “Lectio Divina” e recitaram uma oração. A equipe de animação apresentou a seguir a metodologia e os conteúdos do projeto “Viver Valdocco”, composto de 5 fases: Ver (apropriação), Ouvir (iluminação), Agir (interiorização ou apropriação), Viver (celebração) e Avaliar (avaliação). Aos jovens foi assim ensinado a desenvolver os objetivos pastorais e a realizá-los praticamente, sem nunca perder de vista a importância, quer de uma avaliação contínua, quer da definição das estratégias.

O encontro encerrou-se na Celebração da Eucaristia, em que os jovens pronunciaram a sua promessa como animadores. Dentre esses, dois foram apresentados como voluntários para as missões. Para o grupo foi uma boa experiência com que conhecer e aprofundar os conteúdos próprios da salesianidade.

Publicado em 13/06/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês