Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/5/2011 - Itália - Encerramento da 77ª Assembleia Semestral da USG
Fotos do artigo -ITÁLIA – ENCERRAMENTO DA 77ª ASSEMBLEIA SEMESTRAL DA USG
(ANS – Roma) – Encerraram-se esta manhã, na Concelebração Eucarística, presidida por Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), os trabalhos da 77ª Assembleia Semestral da USG. Nela os superiores gerais aprofundaram vários percursos teológicos para renovar a Vida Consagrada (VC).

Ontem, quinta-feira, 26 de maio, a assembleia continuou as atividades de reflexão e partilha, a partir do seminário de “Teologia da VC: identidade e significatividade da VC apostólica”. Em primeiro lugar o P. Mario Aldegani, superior dos Josefinos do P. Murialdo, exortou os superiores reunidos a individuar os temas prioritários da teologia da VC apostólica, ainda por se desenvolver.

Sucessivamente, através das reflexões do Fr. Alvaro Rodríguez Echeverria, dos Irmãos das Escolas Cristãs; do Fr. Mauro Jöhri, ministro geral dos Capuchinhos; e do P. Josep Abella, superior geral dos Claretianos, indicou-se a necessidade de viver uma espiritualidade dirigida quer para Deus, quer para os homens, que seja dinâmica e presente; insistiu-se na importância da fraternidade, entendida como núcleo central e irrenunciável da vida religiosa; e foram propostos novos possíveis horizontes da missão na VC através da integração da experiência concreta na reflexão teológica.

O terceiro e último dia de trabalhos – hoje – da assembleia USG foi aberta pela relação “As identidades que se esperam. A VC perante a crise e as expectativas da sociedade contemporânea”, do Prof. Salvatore Abbruzzese, docente de Sociologia da Religião na Universidade de Trento.

Em sua análise o professor soube indicar com precisão o que torna a VC ainda viva e atual, isto é, em primeiro lugar, o seu estar em dissonância com as tendências do mundo moderno. Enquanto a sociedade moderna vai perdendo os seus laços naturais com o território, as comunidades religiosas representam oásis de memória e de tradições permanentes; enquanto a sociedade da produção contínua, anula tempos e ciclos, a vida religiosa, com os seus ritmos bem escandidos apresenta uma opção de vida alternativa; enquanto a busca estética contemporânea se cinde pelo desejo de beleza, a dimensão religiosa conserva e guarda o liame entre beleza e verdade.

Assim, num contexto de secularização não mais marcado pela rejeição ideológica, mas somente por uma natural indiferença, a dimensão religiosa pode por isso interceptar aquelas necessidades dos homens e das mulheres que alhures não encontram satisfação para as próprias instâncias. “A busca de sentido não constitui mais a exigência de poucos; começa a tornar-se o desejo de muitos” – afirmou o Professor.

No encerramento, o P. Chávez, como Presidente da USG, agradeceu a todos os participantes da assembleia; e evocou os conceitos salientes emersos nos três dias. Recordou que a vasta reflexão teológica produzida não pode consistir numa simples especulação teórica; deve encontrar o seu sentido na prática, visto que ela toca a fecundidade da VC concreta.

Publicado em 27/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês