Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/4/2011 - Colômbia - De “soldados-mirins” a jovens universitários
Fotos do artigo -COLÔMBIA – DE “SOLDADOS-MIRINS” A JOVENS UNIVERSITÁRIOS
(ANS – Cáli) – Lorena e Edwin, ex-soldados-mirins, percorreram no mês de abril os países da Espanha, Itália, Alemanha e Suíça, para apresentar o seu “Projeto de Universidade” nas escolas salesianas – universidades e ongues – como gesto de crescimento em sua vida e com a finalidade de estender a outros jovens em formação nas obras salesianas da Colômbia o programa de que se beneficiaram.

O programa para os soldados-mirins foi encaminhado em 2001 na cidade de Cáli, Colômbia, quando o governo nacional estava buscando uma solução para as crianças que deixavam a experiência do conflito armado com a guerrilha ou os paramilitares. Naquele tempo os Salesianos foram os primeiros a resolver o problema e a assumir a responsabilidade da educação e da formação para os jovens de ambos os sexos que não mais queriam participar de grupos armados.

Depois de dez anos, muitos desses jovens voltaram a reinserir-se na sociedade, entrando para alguma empresa, buscando um trabalho autônomo ou trabalhando eles mesmos como educadores de jovens subtraídos aos conflitos. Atualmente, 20 deles se estão formando através de um curso técnico universitário. E por isso Lorena e Edwin partiram para a Europa, acompanhados pelo P. German Londoño, Diretor da Obra salesiana de Cáli, para apresentar o seu empenho dentro da sociedade e o seu desejo de tornar-se profissionais depois de vencer com sucesso a experiência do conflito.

Lorena, que agora estuda contabilidade, disse aos jovens de um instituto suíço: “Assim como conheci o horror da guerra, quero gora ser um símbolo de paz. E a paz se constrói levando alguma coisa de novo para a sociedade. Por isso, correr atrás de um diploma universitário representa não só um meu crescimento pessoal mas também um empenho maduro para recriar a paz. Faço votos de que muitos jovens, libertados da guerra, possam dedicar-se aos estudos universitários, a fim de refazer também a minha pátria”.

Edwin, que está completando os estudos superiores, aspira a ser um grande educador de soldados-mirins: “A coisa maior na vida é a de poder doar o bem presente em cada ser humano. Eu quero, por isso, ajudar todos os jovens desencaminhados pela guerra a terem uma vida digna e empenhada, lutando em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes”.

Depois de dez anos de trabalho dos salesianos com crianças e adolescentes-soldados, o projeto visa novos objetivos e empenhos. E este pode ser considerado o verdadeiro êxito educativo. Segundo o estilo de Dom Bosco, os jovens compreenderam perfeitamente o lema “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Publicado em 28/04/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês