Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/4/2011 - República Dem. do Congo - “Red Deporte” e Salesianos colaboram por Goma
Fotos do artigo -REPÚBLICA DEM. DO CONGO – “RED DEPORTE” E SALESIANOS COLABORAM POR GOMA
(ANS – Goma) – Janvier, 16 anos, de Masisi, perdeu os pais aos 7 anos por causa da guerra. Torcedor do Barcelona, vive como refugiado num casebre. No passado 4 de abril Janvier e outros 29 rapazes, todos com histórias semelhantes à sua, foram viver na Boscolac, centro humanitário construído em Goma (R. Dem.do Congo) pela ongue “Red Deporte”, em colaboração com os Salesianos.

A obra “Boscolac” é uma resposta às exigências dos jovens mais necessitados daquela área. Ali, no dia 4 de abril, 30 jovens chegaram ​​com apenas umas poucas coisas, mas com a intenção de vencer as dificuldades. Todos provêm de famílias de refugiados que vivem em Mugunga, uma ‘barracópole’ na periferia de Goma, onde exatamente foi erguida a Boscolac. Apenas atiradas as próprias coisas, a primeira coisa que os rapazes fizeram foi correr aos campos de esporte e começar a jogar.

O P. Faustin Llunga, diretor local do Projeto, deu-lhes as boas-vindas: “Neste centro devem tornar-se bons cristãos e honestos cidadãos” – disse-lhes entre outras coisas para os encorajar a não pararem o esforço começado. Sucessivamente, para promover a integração e o conhecimento entre todos, os rapazes se apresentaram reciprocamente. Na ocasião estavam também Willliam e Nestor, os dois animadores que conviverão com os jovens; Deogratias, que desempenhará o cargo de enfermeiro; e Jean Paul e Papa Kabumba, que serão os supervisores ou guardiões. No encerramento Oscar Nkot, o agente de ‘Red Deporte’, que conduziu o projeto desde o ano passado, fez um discurso de agradecimento pela colaboração recebida e exortou os marmanjos a aproveitarem dessa linda oportunidade oferecida.

Em sinal de boas-vindas, o sr. Nkot entregou a cada um dos recém-chegados, ​​uma bolsa com cobertor e lençóis. Todos foram aos quartos para preparar a cama. “Basta uma olhadela para entender que para muitos deles se trata da primeira vez que vão dormir deitados num colchão, com lençol e cobertor” – disse o Sr. Nkot.

Nos próximos meses o Centro Boscolac dará também a oportunidade de participar dos vários laboratórios (sobre a solução de conflitos, sobre direitos humanos, saúde básica, nutrição...), laboratórios feitos aos chefes-de-comunidade dos bairros circunstantes, habitados em geral por famílias ali refugiadas devido à guerra. O primeiro laboratório, sobre a construção da paz, já se realizou, nos dias 2-3 de abril e participaram os pais de alguns dos novos residentes da Boscolac. No futuro espera-se iniciar também programas de trabalho pago e que a enfermaria do centro (onde uma psicóloga prestará por ora só um serviço de horas) possa ajudar a Comunidade a ter acesso também a melhores serviços médicos.

Publicado em 15/04/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês