Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/3/2011 - Butão - Como “nos tempos dos Atos dos Apóstolos”
Fotos do artigo -BUTÃO – COMO “NOS TEMPOS DOS ATOS DOS APÓSTOLOS”
(ANS – Tinfu) – Depois de 18 anos da sua última visita ao Butão, Dom Thomas Menamparampil, salesiano, arcebispo de Guwahati, pôde rever as pequenas comunidades cristãs do reino budista: num contexto difícil, muitos sinais de esperança.

Graças a um programa de formação para jovens butaneses, Dom Menamparampil conseguiu voltar a visitar o Butão depois de 1993. “Iniciei minha viagem no passado dia 9 de março, partindo de Phuntsholing” – referiu o Bispo a AsiaNews.

A visita foi dura, mas entusiasmante: permitiu ao prelado reunir-se com perto de 300 cristãos, organizados em várias comunidades. Mui difíceis os deslocamentos entre as vilas – “cada qual a cerca de sete horas de carro” – mas a festiva acolhida das pequenas comunidades compensa-lhe todas as canseiras: “Nas pequenas vilas, acima de 2500 metros de altitude, encontrei uma população assaz confirmada na própria fé e desejosa de conhecer e aprender o cristianismo. (….) Aqui todos esperam com ânsia a visita de crentes cristãos que lhes possam trazer ulteriores instruções. A impressão que se tem é a de se estar vivendo no tempo dos Atos dos Apóstolos”.

No dia 11 de março, chegando à capital, Timphu, o arcebispo pôde celebrar a missa para os únicos católicos do lugar – uma comunidade já idosa, mas fiel e discreta, que com o passar dos anos, conseguiu fazer-se aceitar pelas autoridades.

Relativamente a 18 anos atrás, o número de cristãos aumentou, chegando aos 10 mil atuais, embora o governo desencoraje as religiões diferentes do budismo de diversas formas. “Apesar disso, não encontrei cristãos preocupados ou desencorajados; eles pensam que tratando com gentileza e amor os budistas, poderão obter um dia a liberdade religiosa” – explica Dom Menamparampil.

Numa terra muito orgulhosa da própria cultura e das próprias tradições, o cristianismo precisa introduzir-se através da inculturação. E conclui o Arcebispo: “O conceito de ‘cultura’ é um assunto muito sensível na Ásia. O nosso desafio em tais situações é convidar as pessoas a uma reflexão mais profunda sobre a própria identidade, sobre a sua tarefa sobre a terra. E sobre o seu destino”.

Publicado em 25/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês