Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/3/2011 - Japão - Quadro mais preciso da realidade salesiana
Fotos do artigo -JAPÃO – QUADRO MAIS PRECISO DA REALIDADE SALESIANA
(ANS – Tóquio) – O forte terremoto e o consequente tsunâmi que atingiram o arquipélago japonês em 11 de março último foram os eventos mais devastadores que assolaram o país nipônico desde o fim da Segunda Guerra Mundial. As comunidades salesianas, praticamente ilesas, encontram-se em estado de aparente tranquilidade, à espera de receber indicações sobre como prestar ajuda à população.

O terramoto, o tsunâmi e, por último, o medo, nascido da situação de centrais nucleares, mantêm ainda o Japão sob estado de temor. O número estimado de vítimas nas áreas mais atingidas já sobe a 10.000 mortos. Apesar de tudo, os serviços públicos começam a ser reativados e a população parece voltar à normalidade.

A relação vinda do Centro inspetorial salesiano de Tóquio confirmou que as obras salesianas não sofreram danos ingentes, porque as presenças situam-se ao sul da Capital, exceto a residência estiva de Nojiri, da qual ainda não se têm notícias.

Em Tóquio caiu a cruz da torre da Igreja de Meguro. Em Adachi caíram os muros de proteção em torno da propriedade; e as estátuas dos Anjos da Guarda, Patronos da igreja, se caíram e se esmigalharam. Em Kawasaki caiu a estátua do Sagrado Coração e ficou danificada a parte velha do orfanato. Em quase todas as Casas desabaram estantes e móveis. Os danos maiores se tiveram na Livraria e na Loja de objetos religiosos “Don Bosco Sha”. Considerado o poderio do terromoto, que na área de Tóquio alcançou o grau 5, o balanço feito revela-se contidamente discreto.

As escolas salesianas foram reabertas, mas por causa do fechamento – por motivos de segurança – de algumas centrais elétricas, a eletricidade e a água estão racionadas e a acolhida aos alunos não está sendo fácil. Também os transportes continuam provisórios, porque alguns nós nevrálgicos, de trens e metrôs, ainda não funcionam.

Também as FMA não tiveram vítimas: “A situação dos nossos alunos e de suas famílias não nos causa preocupações. Mas pensamos sim nas tantas crianças e idosos em locais de emergência, numa área coberta ou salão, todos juntos: homens, mulheres, velhos, jovens, idosos, etc. necessitados de tudo” – diz a Secretária Inspetorial das FMA no Japão, Ir. Marisa Gambato.

As Irmãs da Caridade de Jesus (ex-Miyasáki), igualmente, todas bem. Das 46 casas no Japão, a de Shirakawa, na província de Fukushima – Diocese de Sendai – é a mais vizinha ao epicentro do terremoto. As irmãs estão salvas, mas revelam-se desaparecidos alguns alunos da escola infantil. Em Tóquio, foi dramática a experiência de uma religiosa, que se encontrava no hospital para uma intervenção cirúrgica quando se deu o terremoto: os médicos tiveram de interromper sua mui delicada operação que, entretanto, puderam completar logo a seguir.

Também para as Irmãs da Caridade de Jesus nas obras da Capital os danos foram limitados: ruptura de algum encanamento, quedas de armários e estantes, vidros de janelas quebrados. Por segurança, as crianças e os pequenos do orfanato são alojados no asilo – estrutura anti-sísmica mais segura.

Para as atividades de solidariedade e socorro, Salesianos, FMA e Irmãs da Caridade de Jesus aguardam poder-se coordenar com o episcopado japonês e a ‘Caritas Japan’. Atualmente as autoridades pedem somente manter-se calmos e não se expor a perigos.

Amanhã, 15 de março, voltará ao Japão o P. Aldo Cipriani SDB, Superior da inspetoria japonesa, nestes dias na Tailândia para a Visita de Conjunto à Ásia Leste-Oceânia.

Publicado em 14/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês