Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/2/2011 - Vaticano - Promoção para o Ratisbonne
Fotos do artigo -VATICANO – PROMOÇÃO PARA O RATISBONNE
(ANS – Cidade do Vaticano) – Com decreto de 2 de fevereiro de 2011, a Congregação para a Educação Católica erigiu o Centro de Estudos SS. Pedro e Paulo, de Jerusalém – também conhecido como `Ratisbonne` – em Seção, em língua inglesa, da Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma (UPS).

Ao Diretor Acadêmico, do `Ratisbonne`, P. Roberto Spataro, perguntamos qual seja o sentido de tal decisão.
- O nosso Centro de Estudos, que até agora se configurava como “filiado”, ao tornar-se Seção da FT da UPS, estabelece um relacionamento de mais intensa participação e colaboração com a sede central de Roma e, sobretudo, adquire uma dignidade acadêmica de muito mais alto perfil. De agora em diante, p. ex., os professores estáveis, segundo os méritos adquiridos por sua atividade de docência e publicação, serão distinguidos pelos graus acadêmicos em vigor junto às Universidades Pontifícias.

Terá isso ressonâncias no território, num contexto especialmente significativo como o da Terra Santa?
- A Igreja que está na Terra Santa recebe muitos alunos, provenientes de todo o mundo, desejosos de aprofundar as ciências bíblico-teológicas, em vários níveis. Enquanto Seção, o nosso Centro de Estudos poderá oferecer uma proposta ainda mais qualificada. De fato, além dos alunos salesianos, nestes anos e em número crescente, temos acolhido alunos pertencentes a outras Congregações e também estudantes leigos.

Pode-se considerar a elevação a Seção também um ato de apreço pelo trabalho feito até agora?
- Penso que sim. O Centro de Estudos `Ratisbonne`, desde a sua fundação em 2004, caracterizou-se por seu notável dinamismo, manifestado, p. ex., nas publicações e conferências, e na atividade didática regular, que atrai a estima e, diria, a simpatia de outras prestigiosas instituições acadêmicas de Jerusalém.

É verdade que o Centro de estudos `Ratisbonne` se coloca em continuidade com o Estudantado Teológico São Paulo, de Cremisã-Belém?
- Exatamente. Desde 1929 a Inspetoria Salesiana do Oriente Médio desfrutou de um Centro de estudos situado nos arredores de Belém, primeiramente destinado à formação dos jovens salesianos da Inspetoria e sucessivamente provenientes também de muitas regiões da Congregação. Foi o primeiro centro de estudos a ser afiliado à Faculdade de Teologia da UPS, em 1966. Em Cremisã se formaram centenas de jovens salesianos. Chegando o pedido por parte da Santa Sé de resgatar o prestigioso edifício `Ratisbonne` em Jerusalém – depois que o centro de estudos judaico-cristãos “A. Bea”, que ali operava, fora transferido para Roma – os Superiores religiosos salesianos acolheram a proposta da S. Sé e assim em 2004 chegamos nós!

Por que estudar teologia em Jerusalém?
- O valor agregado se dá pelo contexto: a Terra Santa foi justamente definida o Quinto Evangelho. O estudo da Escritura recebe um forte apelo e uma insubstituível integração. O vigoroso programa de visitas arqueológicas à Terra Santa que propomos é muito apreciado pelos alunos. Além disso, a Terra Santa é uma região onde todas as denominações cristãs estão presentes. Estudar teologia em Jerusalém, por isso, favorece a aquisição de uma sensibilidade ecumênica muito desenvolvida. Também o confronto com as outras religiões monoteístas – hebraísmo e islamismo – nasce espontaneamente: basta caminhar pelas ruas de Jerusalém para aprender a conhecer esse mundo que é, ao depois, sistematicamente estudado em cursos específicos.

O P. Francesco Cereda, Conselheiro para a Formação, ao comunicar a notícia comentou: “A passagem do ‘Ratisbonne’ a Seção, feita pela Congregação para a Educação Católica, é sem dúvida um reconhecimento do empenho que o Centro salesiano de estudos teológicos de Jerusalém criou com a passagem da língua italiana à língua inglesa; com a preparação e a escolha dos docentes doutores, em língua inglesa; com o empenho de constituir uma biblioteca na mesma língua; com a abertura para alunos de outras Congregações, especialmente para os Missionários da África. Isto quer ser também no futuro um auxílio com que fortalecer a presença da Igreja no Oriente Médio, ajudando outrossim à nossa Congregação a qualificar melhor os nossos estudos teológicos”.

A primeira Seção da Faculdade encontra-se em Turim-Crocetta, onde nasceu a mesma Faculdade de Teologia a serviço da Congregação Salesiana e da Igreja. “Este reconhecimento da Santa Sé oferece um ulterior desenvolvimento da Faculdade Teológica na área do Oriente Médio, trampolim de lanço para o continente africano e asiático, a serviço das Igrejas locais, especialmente na área da Teologia Pastoral Juvenil e da Catequese, setor hoje tão urgente num mundo secularizado e descomposto pelo relativismo no campo religioso – sublinha o P. Giorgio Zevini, Decano da Faculdade de Teologia da UPS –. Os votos de toda a Faculdade de Teologia à nova Seção são por um seu novo desenvolvimento a serviço da evangelização do laicato; e por uma sólida formação dos futuros jovens sacerdotes, na área da Palavra de Deus, por um especial contato com as memórias vivas cristãs da Terra Santa”.

Publicado em 07/02/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês