Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/1/2011 - Chile - Prêmio a um ex-aluno salesiano
Fotos do artigo -CHILE – PRÊMIO A UM EX-ALUNO SALESIANO
(ANS – Santiago) – Fernando Mönckeberg Barros, ex-aluno salesiano do Instituto Patrocínio de São José, protagonista de um dos mais importantes projetos de saúde pública do século XX, no Chile, venceu a 20ª edição do concurso literário “Revista de Livros”, organizado pelo jornal “El Mercurio”. O prêmio, para obras do gênero memórias ou autobiografias, foi atribuído no dia 9 de janeiro passado.

“Contra o vento e a maré. Para eliminar a desnutrição” é o título das memórias do ex-aluno salesiano Fernando Mönckeberg Barros. O texto dá contas do seu precioso trabalho na direção da revolução sanitária que permitiu acabar com a desnutrição infantil no Chile. Eleito por unanimidade pelo júri, o volume repercorre a sua vida e o seu trabalho, além de fornecer uma válida panorâmica da segunda metade do século XX, no Chile.

Na seção Artes e Literatura, de “El Mercurio”, de domingo, 9 de janeiro, foi publicada uma relação sobre a vida do ex-aluno salesiano, já autor, entre outros, de livros como “Xeque-mate ao Subdesenvolvimento”, “Chile na encruzilhada e desnutrição. O mal escondido”. Diz-se no artigo do jornal: “Justamente a luta contra o ‘mal oculto’ é quanto se quis contar nesse livro de memórias, iniciado em 2008. Por que? Para não ‘levar ao túmulo’ a experiência de uma revolução que fez com que um país pobre e subdesenvolvido derrotasse aquele problema; para testemunhar que o não fez sozinho; e para mostrar a outros países que, apesar das dificuldades, sim, se pode”.

Respondendo a uma pergunta do jornalista sobre a sua experiência entre o povo do bairro “La Legua”, Mönckeberg Barros responde: “A realidade da extrema pobreza foi chocante. O que mais me impressionou foi não poder fazer amizades, não ser capaz de falar com a gente, ser incapaz de manter um arrazoado lógico. Fiz uma pesquisa e, como era de se esperar, deu como resultado que o número de palavras utilizadas pelo povo era extremamente limitado. O seu mundo era concreto, contingente, sem abstrações, com horizontes muito curtos relativamente ao futuro e sem que o passado deixasse algum traço (no presente); voltavam a cometer os mesmos erros. Foi por isso que me fiz uma pergunta: «Tudo isso dá-se apenas aqui, no Chile?»”.

Depois de ter recebido o Prêmio Nacional da Ciência, em 1998, Fernando Mönckeberg Barros foi homenageado pelo Instituto do Patrocínio São José e nessa ocasião o ex-aluno manifestou toda a sua proximidade e apreço pela instrução e formação ali recebidas.

Publicado em 21/01/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês