Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/1/2011 - Haiti - Memória e esperança
Fotos do artigo -HAITI – MEMÓRIA E ESPERANÇA
(ANS – Porto Príncipe) – No aniversário do terremoto, a Família Salesiana do Haiti reuniu-se para fazer memória de todas as vítimas do abalo sísmico, especialmente dos três salesianos, dos alunos e dos professores mortos. “Para quem crê em Deus a vida não morre, se trasforma” - recordou na homilia o P. Sylvain Ducange, Visitador do Haiti.

No dia 12 de janeiro os salesianos do Haiti se viram unidos como única família em torno dos parentes das vítimas do terremoto. Já pela manhã a comunidade salesiana acolheu as famílias dos três salesianos mortos: do Sr. Hubert Sanon, salesiano irmão de 86 anos, e dod dois estudantes de terceiro ano de filosofia – Vilbrun Valsaint, de 27 anos, e Wilfrid Atsime, de 29.

Depois de um breve momento de saudação e partilha, a comunidade se dirigiu à sede da Universidade Quisqueya, onde estão sepultados os dois jovens estudantes. Ali o P. Ducange presidiu a primeira Santa Missa.
 
Às 15 horas, a cerimônia prosseguiu no pátio da obra “École Nationale des Arts et Métiers – Pequenas Escolas do P. Bohnen” (ENAM–OPEPB), onde na queda dos prédios morreram mais de 150 alunos. Falou em primeiro lugar o P. Olibrice Zucchi, Diretor das OPEPB, orientando a reflexão e a oração. Recordando a própria dor durante a tragédia, confirmou a sua fé “no Deus da vida, que pode dar nova vida aos nossos pobres corpos mortais”. E exortou os presentes a confiar no auxílio dos agentes e voluntários para a reconstrução.

Veio a seguir a celebração da Missa de sufrágio, presidida pelo P. Ducange e participada por toda a Família salesiana da Visitadoria: alunos da escola, do centro de formação profissional e das OPEPB; os jovens dos Foyer Lakay; as Filhas de Maria Auxiliadora, os Ex-alunos, os membros da Adma, os Salesianos Cooperadores; muitos educadores, funcionários e amigos da Obra Salesiana.

Na homilia o P. Ducange tracejou um brevíssimo perfil-lembrança dos três SDB vitimados e do seu trabalho; evocou a seguir a terrível perda dos alunos e dos professores das escolas. Por fim acrescentou: “A passagem dessas almas, decorrida assim tão tragicamente e em poucos segundos, em vez de silenciar-nos, deve inspirar-nos em nossas conversações... Para aqueles que creem em Deus, a vida não se tira; se transforma!”.

Ao termo da homilia o P. Ducange passou a ler a mensagem a ele dirigida pelo Reitor-Mor.

Em ‘ANSchannel’ um vídeo em que o P. Pierre Lephene descreve, em língua espanhola, a atividade da ENAM e das Lakay, a um ano do terremoto. As imagens mostram os pátios da Enam, em que se entreveem as casas pré-fabricadas e os ambientes provisórios, erguidos nos primeiros meses depois do terremoto, que permitiram a retomada das atividades escolares.

Publicado em 14/01/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês