Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/1/2011 - Haiti - A reconstrução das obras salesianas
Fotos do artigo -HAITI – A RECONSTRUÇÃO DAS OBRAS SALESIANAS
(ANS – Porto Príncipe) – A doze meses do terrível terremoto, os salesianos do Haiti se empenharam por se refazer. Graças a uma ampla rede de solidariedade e colaboração, foram iniciados numerosos projetos e micro-realizações antes para a fase de primeira emergência e depois para a sucessiva: da reconstrução.

Logo depois do terremoto do ano passado muitíssimas ongues começaram prontamente a trabalhar, segundo as respectivas competências, a fim de enfrentar a fase de emergência e, sucessivamente, a da reconstrução do país, juntando-se ao trabalho das Procuradorias Missionárias e da Fundação Rinaldi, que no fim de março 2010 assumiu a coordenação dos trabalhos.

Os vários organismos estão cooperando entre si nas várias frentes. Em Cap Haitien estão em curso de reparação as ligações entre as redes hídrica e elétrica, e em fase de reconstrução os ambientes da escola agrícola e a casa da comunidade.

A casa de Cayes reobteve uma coligação internet e repartiram as atividades de apoio às famílias. Em Cité Soleil estão-se erguendo 18 novas casas pré-fabricadas para uso escolar e foi aprovado o projeto para a reconstrução dos muros de proteção, necessários para voltar a dar segurança a toda a edificação.

No centro de Drouillard avançam os trabalhos de reestruturação das partes danificadas. Mais complexa é a ação de reconstrução da ‘École Nationale des Arts et Métiers’ (ENAM). A obra compreende jardim, escola elementar e profissional, as “Lakay” para meninos de rua, um centro para a formação dos professores e a diretoria das ‘Pequenas Escolas do Padre Bohnen’ (OPEPB), além de uma panificadora – que dá de comer a cerca de 20.000 crianças. Aqui, depois de retirar os escombros foram retomadas as atividades educativas, graças a pré-fabricadas erguidas nos pátios. Foi também adquirido um terreno para construir a “Nouvelle ENAM”.

Em Fleuriot-Tabarre começaram os trabalhos para a nova casa da Visitadoria, o centro de estudos e o pós-noviciato, e em Fort-Liberté prosseguem a reconstrução do centro de acolhida e os trabalhos da Escola de Enfermagem. Em Gressier se vão reparando as estruturas do Instituto, da escola elementar e as paredes externas, enquanto se devem ainda programar os trabalhos para a casa da comunidade e a residência dos educadores.

Em Thorland as atividades dos vários agentes tiveram em vista os muros de proteção e alguns ‘edifícios’ pré-fabricados; em Pétion-Ville, enfim, foi completada a construção, para a escola.

Os vários projetos foram tornados possíveis graças à rede de solidariedade salesiana ativada logo nos dias seguintes ao terremoto. Ongues, procuradorias missionárias, associações e particulares – todos contribuíram com mil e umas iniciativas e atividades. Os fundos coletados – cerca de 4 milhões e 300mil euros – foram direcionados à primeira fase – de emergência – coordenada pela Procuradoria, de New Rochelle, e, a partir de março, pela Fundação Rinaldi, do Haiti. As Inspetorias da congregação, respondendo ao apelo do Reitor-Mor feito logo depois do terremoto, conseguiram levantar entre o povo de todo o mundo perto de 2,6 milhões de euros.

Publicado em 12/01/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês