Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/12/2010 - Itália - Os sinos da Europa pelos Direitos Humanos
Fotos do artigo -ITÁLIA – OS SINOS DA EUROPA PELOS DIREITOS HUMANOS
(ANS – Arrone) – O antigo e prestigioso campanário da Igreja de São João Batista, de Arrone, definido “Campanário dos Direitos Humanos”, dará início amanhã, 10 de dezembro, à iniciativa “Toquemos os Sinos da Europa para sustentar os Direitos Humanos”.

Celebra-se no dia 10 de dezembro o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”, desejado pelas Nações Unidas para lembrar a assinatura da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, ocorrida em Paris em 1948. Um documento de 30 artigos que - como afirma Navi Pillay, Alto Comissário da ONU para os Direitos humanos – “determinou, para o Gênero Humano, um impacto muito mais significativo de que qualquer outro documento na história moderna”.

“Toquemos os Sinos da Europa para sustentar os Direitos Humanos” é uma iniciativa do “Grupo dos Sineiros de Arrone” que anseia por difundir, através do som dos sinos, a cultura de “Todos os direitos humanos para todos” e as mensagens e os temas que, todos os anos, as Nações Unidas propõem à reflexão de todos aqueles povos que se reconhecem na Declaração. O tema proposto para o ano 2010 é o da discriminação.

Hoje como hoje, disse o Secretário Geral das Nações Unidas, “nenhum país está imune da discriminação. [….] Pode apresentar-se sob formas de racismo institucionalizado, de conflito étnico, de episódios de intolerância e rejeição, ou sob a forma da negação da identidade dos outros”. “A discriminação – continua – atinge indivíduos e grupos vulneráveis: deficientes, mulheres e meninas, pobres, migrantes, minorias e, em geral, quem quer que seja que se veja como diverso ou diferente. Essas pessoas são com freqüência excluídas da participação da vida – econômica, social, política, cultural – das próprias comunidades. O preconceito, que os condena e exclui, pode ser instrumentalizado pelos extremistas. Em alguns países, assistimos à ascensão de uma nova política de xenofobia”.

Neste ano – 62º da Declaração Universal dos Direitos Humanos – celebram-se também: o 51° da “Declaração dos Direitos da Criança”; o 21° aniversário da “Convenção Internacional sobre os Direitos da Infância e da Adolescência”; e o 20° aniversário da “Convenção Internacional sobre os Direitos dos Trabalhadores Migrantes e das suas Famílias”.

“Toquemos os Sinos da Europa para sustentar os Direitos Humanos” começará amanhã, 10 de dezembro, e pela primeira vez envolverá também os campanários de muitas nações européias. Às 20h00 (GMT+1) o sino di Arrone dará início à “voz” que, através dos sinos, manifestará e confirmará a adesão aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e à luta contra a discriminação.

O valor simbólico de tal iniciativa fica ainda mais exaltado pelo fato de que em agosto de 2010, por ocasião da 50ª Reunião Nacional dos Sineiros, feita em Arrone, o antigo e prestigioso campanário da Igreja de São João Batista foi intitulado, pelo Arcebispo da Diocese de Spoleto-Norcia, Dom Renato Boccardo, “Campanário dos Direitos Humanos”.

O Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, conferiu à manifestação uma medalha de representação para premiar o alto valor da iniciativa.

Para maiores infos: www.campanariarrone.it

Publicado em 09/12/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês