Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/11/2010 - Bolívia - Os Bispos da Bolívia defendem e manifestam solidariedade a Dom Tito Solari
Fotos do artigo -BOLÍVIA – OS BISPOS DA BOLÍVIA DEFENDEM E MANIFESTAM SOLIDARIEDADE A DOM TITO SOLARI
(ANS – A Paz) – A Conferência Episcopal Boliviana exprime a sua profunda preocupação pelos ataques e ameaças proferidos nestes dias contra o salesiano Dom Tito Solari, Arcebispo de Cochabamba, após as suas declarações na última quinta-feira, 18 de novembro, concernentes ao delicado problema dos jovens envolvidos na venda da droga na zona do Chapare, Cochabamba.

A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) apressou-se em defender e apoiar o Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari SDB, através de um comunicado lido pelo Secretário Geral da CEB, Dom Oscar Aparicio.

Segundo o documento, o sequestro ou a descoberta de fábricas da droga em várias partes do país são notícias frequentes e seja a realidade quanto a gravidade do tráfico de droga foram reconhecidos também pelo mesmo Presidente, Evo Morales; nem sequer é a primeira vez que alguém se refere a esses problemas, que são objeto de variadas reportagens da mídia.

“Como Igreja boliviana somos solidários com Dom Tito, por ser ele um bispo que se identifica com o seu povo e que é consciente dos males que o afligem; por sua presença e contato com o povo, dia após dia, no decurso de decênios de serviço, que levanta um grito de alarme, porque está em jogo a integridade física e espiritual de tantas crianças e jovens” – fala-se na nota.
 
No comunicado, a CEB assinala como as declarações de Dom Solari não tinham a intenção de depositar uma denúncia e as suas palavras “não pretenderam criticar e muito menos atacar ninguém, mas fazer-se eco da inquietação de agentes de pastoral, educadores, pais e jovens, por causa da grave ameaça do narcotráfico no Chapare”.

O Clero sublinhou o trabalho que Dom Solari realiza em Cochabamba em contextos como a realidade das prisões, os meninos de rua ou a problemática da água, “ações que lhes dão suficiente autoridade moral para pronunciar-se sobre tais questões”.

O dia depois que Dom Solari manifestou que nas vilas do Chapare as crianças oferecem cocaína aos turistas, foi questionado pelo Governo, que através de ministros e vice-ministros lhe exigiu apresentar uma denúncia formal e as provas de quanto foi afirmado.

A estas interrogações se acrescente que membros da assembleia nacional e departamental do partido governativo – Movimento para o Socialismo (MAS) – e cinco prefeitos da área do Chapare, lhe exigem pedir desculpas, porque julgam que estaria prejudicando a dignidade dos pequenos da região.

Ontem, dirigentes e cultivadores de coca do trópico de Cochabamba, setor filogovernativo, foram a La Paz para protestar e exortar Dom Solari a retirar as suas denúncias, ameaçando-o de pedir a sua expulsão, caso o não faça.

“A palavra dos Bispos e dos Pastores deve ser acolhida com humildade e desejo de viver na verdade e, naturalmente, evitando a violência, a desqualificação e qualquer tipo de manipulação interessada” – lê-se no comunicado.

Publicado o 25/11/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês