Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/11/2010 - RMG - Encerrado o Centenário de morte do P. Rua, guia e modelo para todos
Fotos do artigo -RMG – ENCERRADO O CENTENÁRIO DE MORTE DO P. RUA, GUIA E MODELO PARA TODOS
(ANS – Roma) – Domingo, 31 de outubro, apagaram-se as luzes sobre o Congresso Internacional de História Salesiana “O P. Rua na História”. O encontro, que contou com a participação de perto de 230 pessoas – entre religiosos e leigos –, encerrou oficialmente o ano centenário de morte do Beato P. Miguel Rua, I Sucessor de Dom Bosco

Convocado oficialmente pelo Reitor-Mor com Carta circular de 24 de junho de 2009, o Ano Centenário de morte do P. Rua teve início no dia 31 de janeiro de 2010, dia comemorativo da morte de Dom Bosco, quando em 1888 o P. Rua se tornou, de fato, o seu I Sucessor.

Esteve pois este ano comemorativo inserido entre dois congressos: o primeiro - “O P. Rua, I Sucessor de Dom Bosco” – celebrou-se no fim de outubro de 2009, em Turim-Valdocco. As relações, já disponíveis no alentado volume dos Atos do congresso, levantou notáveis apreciações pelo “talhe” especial com que foram concebidas. Baseando-se em fontes primárias de arquivos periféricos e hemerotecas de várias nações, oferecem um inédito e abundante material de estudo a quantos queiram futuramente traçar tanto uma biografia crítica do P. Rua quanto uma história documentada da Congregação salesiana, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, dos Salesianos Cooperadores. Em segundo lugar, o ângulo pelo qual as relações focalizavam o personagem P. Rua era o das diferentes áreas geográficas do Planeta, visto que quase a metade delas se colocavam fora dos confins nacionais, isto é, na Europa, no Oriente Médio e na América.

O segundo congresso “O P. Rua na História”, pedido pelo mesmo Reitor-Mor, procurou – com o auxílio de ilustres professores e estudiosos, procedentes de quatro continentes – chegar a um retrato mais completo e preciso do personagem P. Rua, inserido no contexto nacional e internacional em que viveu e na complexidade e dificuldades das situações em que atuou.

Tal projeto iniciado no dia 25 de novembro de 2006, com a constituição da Comissão Científica, “queria ser – como recordou o mesmo o P. Chávez – um fato de Congregação e de Família Salesiana, envolvendo estudiosos de todo o mundo – salesianos e não-salesianos. Hoje, ao término deste Congresso, podemos afirmar que à luz das pesquisas feitas e dos resultados alcançados poderá ser escrita uma nova biografia do P. Rua”.

O ano centenário de morte do P. Rua serviu para redescobrir o valor e a profundidade da sua figura, indicada pelo Reitor-Mor como um modelo de fidelidade dinâmica e criativa. Os participantes do congresso de Roma receberam o encargo de, ao retornarem à própria Inspetoria, ”animar os irmãos, apresentando a figura do P. Rua, tal como aflora de todos estes novos estudos, e pesquisas, e aprofundamentos”.

Cumpriu-se assim a segunda etapa da caminhada traçada logo após o CG26. O Reitor-Mor, em sua relação final, indicara quais etapas significativas, para o sucessivo sexênio: o Sesquicentenário de fundação da Congregação em 2009, o Centenário de morte do P. Rua em 2010 e o Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015.

Publicado em 02/11/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês