Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

31/10/2010 - RMG - Congresso “O P. Rua na História”. Ato Final
Fotos do artigo -RMG – CONGRESSO “O P. RUA NA HISTÓRIA”. ATO FINAL
(ANS – Roma) – As últimas falas do congresso sobre o P. Rua se concentraram na contribuição que ele deu à educação salesiana, impelido por uma única finalidade: preservar e passar adiante a herança recebida de Dom Bosco. Encerrou os trabalhos o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, com relevante relação transmitida ao vivo em ‘streaming’.

O último ato do Congresso “O P. Rua na História” se abriu com a relação de Giorgio Chiosso, da Universidade de Turim. Descrevendo a ”Contribuição dos salesianos na educação entre ’800 e ’900”, traçou o relator um quadro sobre a pedagogia no tempo do P. Rua, sublinhando o interesse pela área educativa do Sistema Preventivo dos salesianos. Uma pedagogia que, como afirmou Chiosso, não esteve livre de alguma sombra, mas que constitui sem dúvida uma contribuição generosa da Família Salesiana na área da instrução.

O contribuição do P. José Manuel Prelezzo, docente da UPS, de Roma, foi “O P. Rua e a escola salesiana (1888-1910): autorizada colaboração do P. Cerruti e P. Bertello”. O estudioso precisou que para o P. Rua relativamente à escola salesiana se deviam respeitar fielmente as orientações deixadas por Dom Bosco. Os tempos pediam formações escolares no setor tecnológico, mas o P. Rua privilegiava as humanísticas, estudadas nos colégios, onde maiormente floresciam as vocações religiosas. O beato velava pela formação dos professores salesianos, sempre no respeito pelas normas do Pai fundador e pelo espírito do primeiro oratório.

O P. Bruno Bordignon, da UPS de Roma, apresentou a última relação: “A idéia de educação nos escritos do P. Rua”. A análise levou a constatar que não existem nos seus diversos escritos, e muito menos nas cartas, indicações que possam falar de verdadeiras inovações na área educativa. O P. Rua preocupou-se com ser fiel ao sistema educativo e ao espírito de Dom Bosco, com o prosseguir na tradição de família, recebida do Pai fundador e que devia por sua vez transmitir aos seus filhos.

Lucetta Scaraffia, da Universidade La Sapienza, de Roma, e o P. Carlos Nanni, Reitor Magnífico da UPS, realizaram uma mesa redonda em que, recolhendo as várias contribuições oferecidas no espaço dos três dias do Congresso, abriram à reflexão sobre perspectivas e atualizações mais amplas.

O P. Chávez encerrou com a sua relação o Congresso. Na sua exposição, transmitida em ‘streaming’ por missionidonbosco.tv, o Reitor-Mor dos Salesianos recordou como a celebração do «Congresso “O P. Rua na História”» tenha marcado também o encerramento do Ano Centenário dedicado ao I Sucessor de Dom Bosco. Um ano que teve como primeira finalidade fazer conhecer o P. Rua e, através da sua figura, uma parte da história da Congregação Salesiana.

Foi um ano aberto com um primeiro congresso, celebrado em Turim-Valdocco, há exatamente um ano, cujos Atos – “Don Michele Rua primo successore di Don Bosco / Tratti di personalità, governo e opere (1888-1910)” (O P. Miguel Rua I Sucessor de Dom Bosco / Traços de personalidade, governo e obras (1888-1910)” – (Atos) que nos fazem também entrever alguns traços da sua personalidade e qualidades fora do comum, do seu temperamento e das suas virtudes. A sua pessoa se pode comparar a um mosaico de cores cujas tonalidades de composição se sucedem tão harmoniosamente que disso ninguém se apercebe”.

Evidenciou e comentou além disso, evocando episódios e dados, como o P. Rua tenha sido um “colaborador fidedigno e sucessor fiel” de Dom Bosco.

Ressaltou, concluindo, o P. Chávez alguns pontos emersos graças ao congresso: a nova imagem do P. Rua; o ponto de partida que os três dias marcam para um estudo crítico do período histórico, social, eclesial e salesiano do pós-Dom Bosco; e, na perspectiva do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, uma primeira visão de conjunto do desenvolvimento da sua obra, seja através da abordagem de todos os Reitores-Mores, seja através da crônica do crescimento da Família Salesiana.

“Enquanto caminhamos juntos, Salesianos e Família Salesiana, rumo ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, o P. Rua pode – antes deve – tornar-se para cada um de nós não só um guia seguro mas também um modelo. Um modelo constante”.

Texto e áudio da relação final, como também os textos das falas apresentadas durante o Congresso se podem achar no sítio < sdb.org >.

Publicado em 31/10/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês