Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/10/2010 - México - Marcha contra a violência
Fotos do artigo -MÉXICO – MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA
(ANS – Puebla) – A Paróquia Maria Auxiliadora, de Puebla, México, promoveu u’a marcha contra os trágicos episódios de violência que se estão verificando na cidade; e nos quais perdem a vida muitos jovens inocentes. Milhares as pessoas que participaram da manifestação. Absurda a ameaça dos narcotraficantes: 135 pessoas para cada tonelada de droga sequestrada.

No dia 26 de outubro a Paróquia Maria Auxiliadora, de Puebla, organizou u’a marcha com o tema “Contra a violência no México, em favor da Paz”. Motivou a manifestação a trágica morte de Daniela Michelle Hernández, uma menina de apenas 11 anos, coroinha muito assídua que, junto com milhares de adolescentes, participou das experiências juvenis da “Páscoa com Jesus” e “Férias com Dom Bosco”. Fizera a Primeira Eucaristia no dia 24 de maio, pertencia ao grupo juvenil da paróquia, freqüentava assiduamente o oratório, era alegre e simples, e para todos uma grande amiga.

Os salesianos P. Juan de Dios Saúl Santiago Velasco, diretor e pároco, o P. Abel Jorge Morales Cedillo e o P. Francisco Ángeles García, depois da leitura do evangelho, conduziram a marcha pelas ruas de Puebla, acompanhados por crianças, adolescentes, jovens, pais, idosos, operários. A mídia local transmitiu o evento fazendo conhecer pormenores do trágico evento homicida.

Os jovens afixaram também cartazes, convidando a que a violência não prevaleça sobre a vida dos cidadãos, denunciando a violência, o narcotráfico, a criminalidade; e convidando os cidadãos a protegerem suas crianças e jovens.

O assassínio de Daniela alia-se com os fatos de Ciudad Juárez onde em 23 de outubro encontraram a morte 14 jovens entre 11 e 19 anos, crivados de balas durante a realização de uma festa, em que muitos outros ficaram feridos. No dia seguinte, domingo, 24 de outubro, outra carnificina verificou-se no Centro de reabilitação “El Camino”, na área rural de Tijuana: 13 jovens perderam a vida. Esses episódios parecem realizar a absurda ameaça feita pelos narcotraficantes, que para cada tonelada de droga sequestrada matariam 135 pessoas.

Apesar dos temores, os jovens da paróquia salesiana saíram à rua para dar apoio à paz, desfilando até ao centro paroquial, onde foi celebrada a Eucaristia que encerrou uma novena por intenção de Daniela. O P. Santiago Velasco, em sua homilia convidou os pais a não descuidarem dos filhos, a brincarem com eles, a falar, a dedicarem a eles tempo e a guiá-los com o inculcar-lhes os valores cristãos que são a arma mais eficaz contra a violência, e educando-os à fé, à solidariedade. E mais: a pedir a Cristo que nos seja Ele a Paz.

No decorrer da celebração fez-se memória de Daniela, recordada como sinal de amizade com Jesus Cristo. O P. Santiago Velasco, concluindo a celebração, convidou os presentes a cantarem “Pai, Mestre e Amigo”, canto preferido da menina. A seguir o povo dirigiu-se à casa da jovem para juntos carregarem a cruz com os pais, em clima de oração.

Na seção “Editorial” de ANS, presente uma reflexão sobre esses trágicos acontecimentos.

Publicado em 28/10/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês